Outubro Rosa: Findes apoia e incentiva este movimento

 Hoje, 1º de outubro, inicia o movimento “Outubro Rosa”, uma das campanhas mais populares do mundo, que chama a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama. A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores) apoiam todas as iniciativas que ajudam a educar, prevenir, diagnosticar precocemente e tratar a doença.

A primeira presidente mulher da Findes, Cris Samaroni, destaca a importância deste movimento na vida das mulheres e de toda a sociedade. “Primeiramente, como mulher, eu sei da importância da detecção precoce do câncer de mama. E como presidente da Federação, vejo a importância de ser voz e alertar sobre os riscos da doença e incentivar para que a mulheres procurem manter a rotina de consultas e exames preventivos em dia. Além disso, a Findes entende a importância de apoiar esse movimento. As doações são imprescindíveis para o melhor funcionamento de exames e também para o tratamento da doença”, disse Cris Samorini.

O Sesi-Cultura, também engajado com essa causa, lança uma live especial em prol do Outubro Rosa. Bailarinas da Cia Sesi de Dança, musicistas da Orquestra Camerata Sesi e cantoras convidadas participarão de uma live que marcará a abertura oficial do movimento Outubro Rosa deste ano. Com criação e direção do gerente de Cultura do Sesi-Findes, Marcelo Lages, a live está marcada para às 19h, do dia 1º de outubro. Os cenários serão os principais pontos da Grande Vitória. O evento será transmitido pelo canal Camerata Sesi: www.youtube.com/c/CamerataSesi e também em todos os canais da Secult e do Governo do ES (Facebook, Instagram,  YouTube e TVE)

Levando em consideração que o câncer de mama é um dos maiores causadores de morte de mulheres no Brasil e no mundo, a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), e a campanha “Juntos pela Mama”, uma iniciativa de médicos e empreendedores do estado, buscam conscientizar a sociedade para realizar melhorias efetivas na infraestrutura de atendimento dos hospitais, Santa Rita e Santa Casa de Misericórdia, ambos de Vitória.

CAMPANHA DA “AFEEC”

Para fazer parte desse movimento, assim como nos anos anteriores, a Loja Outubro Rosa da Afeec está montada no Shopping Vitória, obedecendo às regas de funcionamento do local, o que neste ano inclui uso obrigatório de máscara. No interior da loja terá frascos de álcool para limpeza das mãos e limite para atendimento simultâneo.

A camisa traz no peito uma criação da artista Raissa Saidler, que também elaborou a arte que decora o interior da loja. Para adquirir a camisa, basta doar R$ 25,00. Toda a arrecadação será destinada ao tratamento de câncer dos pacientes do SUS no Hospital Santa Rita. A Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia é o maior complexo oncológico do Espírito Santo.

Para colaborar, basta entrar no PicPay, procurar o @AFECCDoações na lista do aplicativo e doar o valor desejado.  Também é possível acessar, afecc.doareacao.com.br/ e escolher como pretende contribuir.

 CAMPANHA “JUNTOS PELA MAMA”

A “Juntos pela Mama” é uma das iniciativas de conscientização e alerta para o câncer de mama. Mas seu objetivo principal vai além. A campanha busca reunir fundos para assegurar um tratamento ainda mais digno para as pacientes atendidas pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Vitória, Espírito Santo.

Construir uma nova sala cirúrgica e eliminar a fila de espera para a realização dos procedimentos que atualmente é de seis meses. Além disso, a nova sala proporcionará um aumento de 10 para 60 no número de cirurgias por mês.

Outro objetivo é conseguir fundos para a compra de clipes de titânio. Através deles é possível ser realizada a técnica de clipagem metálica que isola o tumor dentro da mama antes do início da quimioterapia, permitindo assim poupar a mama saudável no momento da cirurgia.

Por fim, outra meta é a introdução das “toucas geladas”, também chamada de touca hipodérmica, sua função é contrair os vasos sanguíneos durante a sessão de quimioterapia. Com isso, o remédio que circula pelo sangue da paciente não chega a locais indesejados, como o couro cabeludo, e por isso, não ocasiona a queda dos fios na região da cabeça das mulheres.

Para fazer parte do “Juntos pela Mama”, você pode acessar o site: juntospelamama.com.br. Todo o valor captado será revertido ao projeto. Há também como doar qualquer valor via PicPay. Basta acessar o aplicativo, procurar por @JuntosPelaMama, definir o valor da doação, confirmar e pronto.

 

Por Raianne Trevelin

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo