Presidentes Eméritos

CRIS SAMORINI - 2020/2024

Empresária, natural de Vitória, graduada em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e em Marketing pela FGV. É diretora comercial da Grafitusa, primeira indústria gráfica do Espírito Santo, que completou 100 anos em 2020. Cris Samorini tem mais de 20 anos dedicados ao associativismo.

Faz parte da gestão 2023-2027 da Confederação Nacional da Indústria (CNI) como 1ª diretora financeira e coordena o Comitê Governança para Indústria da Rede Governança Brasil (RGB).

A presidente eleita para a Gestão 2020-2024 da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) também é presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Espírito Santo (Siges), e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional).

LEO DE CASTRO - 2017/2020

Léo de Castro é graduado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pós-graduado em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como vice-presidente da Fibrasa e conselheiro das empresas VTO Polos Empresariais, Nazca Advisors e Econservation Estudos Ambientais.

O presidente eleito para a gestão 2017-2020 já ocupou a presidência da Associação dos Empresários da Serra (2003-2005); do Sindicato da indústria de material plástico do Espírito Santo – Sindiplast-ES (2009-2012); foi vice-presidente do Espírito Santo em Ação (2013-2016); diretor (2011-2014) e vice-presidente (2014-2017) da Federação das Indústrias.

É vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), presidente do Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da CNI e vice-presidente no Conselho Deliberativo do Sebrae-ES.

MARCOS GUERRA - 2011/2017

Natural de Colatina, Espírito Santo, é filho de Lourencinho Guerra e Armelinda Fatin Guerra. Começou sua carreira empreendedora aos 14 anos e, aos 19, fundou a primeira empresa do Grupo Guermar, tornando-se diretor-presidente. É portador de várias comendas e honrarias estaduais e nacionais. Sempre dedicado ao associativismo, contribuiu com a criação de várias entidades, a exemplo do Sindicato da Indústria do Vestuário de Colatina (Sinvesco). Nacionalmente, foi eleito vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde também é presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (COEMA) e já atuou como vice-presidente no Conselho de Assuntos Legislativos (CAL). Ocupa, ainda, a função de conselheiro da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae-ES. Entre 2003 e 2011, foi Senador suplente da República. Atua como voluntário na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) há mais de três décadas, entidade, que presidiu por dois mandatos, de 2011 a 2017.

LUCAS IZOTON VIEIRA - 2004/2011

Natural de Vila Velha, Espírito Santo, é filho de Clovis Vieira Santos e Genoveva Izoton Vieira. É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Estado do Espírito Santo (Ufes), com especialização na Wharton School (EUA) e Insead Business School (França). Empresário do setor de confecções, atua também como professor universitário e escritor. Foi presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) por dois mandatos: o primeiro, de 2004 a 2008, e o segundo de 2008 a 2011.

FERNANDO ANTONIO VAZ - 2000/2004

Natural de Vitória, Espírito Santo, é filho de Antonio Augusto Vaz e Eulália Narciso. Aos 11 anos, mudou-se com a família para Cachoeiro de Itapemirim, onde cursou o Liceu Muniz Freire e o curso Técnico em Contabilidade na Escola Técnica do Comércio. Formou-se em Museologia pela Faculdade de Museologia do Museu Histórico do Rio de Janeiro, e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia e Ciências Contábeis do Estado da Guanabara (atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj). Industrial do setor de plásticos, presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) entre os anos 2000 e 2004.

JOSÉ BRÁULIO BASSINI - 1992/2000

Natural de Vitória, Espírito Santo, é filho de Ernesto Bassini e Maria Bassini. Cursou o 1º grau no Grupo Escolar Alberto de Almeida e o 2º grau no Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, ambos na capital do Estado. Começou sua vida profissional como empresário do vestuário e atualmente empreende no setor de papel e celulose. Destacou-se com o trabalho em prol do fortalecimento das micro e pequenas indústrias. Presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) por três mandatos, de 1992 a 2000.

SERGIO ROGERIO DE CASTRO - 1989/1992

Natural de Muriaé, Minas Gerais, é filho de Francisco Rogerio de Castro e Irene Monteiro Rogerio de Castro. É graduado em Engenharia Mecânica e pós-graduado em Engenharia Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Empresário da indústria do plástico, presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) de 1989 a 1992, quando promoveu a atuação de uma Diretoria mais presente das decisões do Sistema Indústria e deu início à integração das entidades Sesi, Senai, IEL, Ideies e Cindes.

HELCIO REZENDE DIAS - 1983/1989

Natural de Dores do Rio Preto, Espírito Santo, é filho de Delmiro Moreira Dias e Juacy Rezende Dias. É formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Empresário do setor de panificação, destacou-se pela forte atuação em prol do associativismo. Assumiu a Presidência da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) em 1983, tendo permanecido no cargo até o ano de 1989, completando dois mandatos.

OSWALDO VIEIRA MARQUES - 1977/1983

Natural de São Fidélis, Rio de Janeiro, é filho de Oswaldo Duarte Marques e Sylvia Vieira Marques. É formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Estado do Espírito Santo e em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Empresário do setor gráfico, presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) por dois mandatos consecutivos. O primeiro, de 1977 a 1980, e o segundo de 1980 a 1983.

JONES SANTOS NEVES FILHO - 1968/1977

Natural de Vitória, Espírito Santo, é filho de Jones Santos Neves e Alda Magalhães Santos Neves. Graduou-se na primeira turma de Engenharia e Edificações da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Empresário do setor da construção civil, contribuiu ativamente para o desenvolvimento e crescimento econômico do Estado. Foi eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) em 1968, tendo exercido o cargo por três mandatos consecutivos, encerrados em 1977. Fundou o Cindes, o Ideies e o IEL-ES. Jones Santos Neves Filho faleceu em 1º de novembro de 2000.

AMÉRICO BUAIZ - 1958/1968

Natural de Vitória, Espírito Santo, é filho de Alexandre Buaiz e Maria Saliba Buaiz. Cursou o 1º e o 2º graus no Colégio Interno São José, no Rio de Janeiro, e graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Empresário do setor de alimentos, foi um dos maiores ícones do empreendedorismo capixaba. Seu pioneirismo e a preocupação com a coletividade o levaram a se reunir, em 1958, com um grupo de empresários para formar os primeiros sindicatos que deram origem à Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), entidade que presidiu entre os anos de 1958 e 1968. Seus dez anos à frente da entidade aceleraram o processo de industrialização do Estado e deram destaque nacional ao progresso da economia capixaba. Américo Buaiz faleceu em 14 de outubro de 1999.