Sesi ES amplia o Novo Ensino Médio em suas unidades em 2020

Somos pioneiros no Espírito Santo na adoção dessa nova visão sobre a educação, que foi implementado em 2018 no Centro Integrado Sesi Senai Civit, no município de Serra. Confira o que muda na grade curricular para que os alunos se tornem protagonistas do próprio futuro.

O Novo Ensino Médio está chegando no Sesi mais próximo para que seu filho possa escolher a direção do próprio futuro! Somos pioneiros no Espírito Santo na implementação dessa nova visão sobre a educação que permite ao aluno ser protagonista do próprio futuro. O Centro Integrado Sesi Senai Civit, em Serra, foi a primeira escola no estado a implementá-lo em caráter experimental, no ano de 2018.

Agora, com o sucesso da experiência, estamos nos preparando para levar esse novo formato de ensino para outras sete unidades a partir de 2020, antecipando a obrigatoriedade de implementação em todas as escolas do país em 2021. Serão elas: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Campo Grande, em Cariacica; Linhares, Cobilândia e Araçás, em Vila Velha; Jardim da Penha, em Vitória.

Entre as mudanças estão o ensino de disciplinas para além das regulares – como Português e Matemática -, e o desenvolvimento de competências e habilidades. Os alunos serão orientados para o Itinerário II – Matemática e suas tecnologias; Itinerário III – Ciências da Natureza e suas tecnologias; e para o Itinerário V – formação técnica e profissional, que será ministrada em parceria com o Senai ES.

A carga horária de 3.000 horas previstas no Novo Ensino Médio já é praticada pelo Sesi ES e, desse total, 1.200 horas serão destinadas para os alunos se aprofundarem nas áreas do conhecimento ou optar pela formação técnica e profissional.

“A adoção do Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, o aluno será certificado no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu. Essa oferta é super importante por ser uma ligação direta entre o estudante e o mercado de trabalho da indústria”, destaca o superintendente do Sesi ES e diretor regional do Senai ES, Mateus de Freitas.

Projeto de Vida

O Novo Ensino Médio exige que todas as escolas orientem os alunos no desenvolvimento do projeto de vida. No Sesi ES, esse módulo recebe o nome do “Mundo do Trabalho” e engloba os estudantes da 1ª série, onde serão abordados aspectos que ajudam os alunos na tomada de decisão, como autoconhecimento, visão contextualizada do mundo do trabalho e estabelecimento de um projeto de vida e carreira.

Neste sentido, vale ressaltar que o Sesi ES já conta com o Programa de Orientação Profissional e Emocional (POPe) realizando um trabalho de orientação dos alunos para a elaboração de um projeto de vida e escolhas profissionais; para a identificação, compreensão e como trabalhar suas emoções e a das outras pessoas no ambiente escolar.

Lançado em 2018 como piloto no Sesi de Jardim da Penha, em Vitória, o programa foi ampliado, em 2019, para as demais unidades, englobando o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1ª a 3ª série).

Em 2020, a expectativa é que ele passe a envolver também os alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I.

Matrículas

A Rede Sesi de Educação está com matrículas abertas em todo Estado para o ano de 2020. Adotando a postura Maker, a instituição trabalha para que os alunos sejam protagonistas do próprio aprendizado e, desde cedo, preparem o seu plano de vida, adquirindo habilidades e competência voltadas também para o mercado de trabalho. Ao todo, a rede conta com 12 unidades no estado.

O primeiro passo para matricular seu filho no Sesi é preencher o Cadastro de Interesse no site sesies.com.br/matriculas2020. Depois, é comparecer na unidade escolhida para efetuá-la. Para mais informações, os pais devem entrar em contato pelo telefone (27) 3334-5929, pelo e-mail [email protected] ou via site.

 

– Aulas por área de conhecimento;

– Aulas interdisciplinares e conjugadas;

– Aulas mais práticas e dinâmicas;

– Professores propondo desafios para que os alunos possam desenvolver as soluções, sendo protagonistas do próprio aprendizado;

– Avaliações feitas por meio do desenvolvimento de atividades e projetos, e não apenas por provas

Aracruz: Técnico em Mecânica

Cachoeiro: Técnico em Redes de Computadores e Matemática (1 turma de cada)

Cariacica (Campo Grande): Matemática e Ciências da Natureza (1 turma de cada)

Linhares: Técnico em Mecânica e Matemática (1 turma de cada)

Serra (Civit): Técnico em Eletrotécnica

Vila Velha (Cobilândia): Matemática

Vila Velha (Araçás): Ciências da Natureza

Vitória (Jardim da Penha): Técnico em Programação de Jogos Digitais (1 turma)

[anps_cta button_type=”btn-normal” text_color=”#0066bf”]Curtiu essa novidade? Fique ligado no nosso site e em nossas redes sociais para saber os detalhes da matrícula. Aguarde![/anps_cta]

Conteúdos Relacionados

1 Response

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência