Está no ar nova versão do Portal da Indústria do Espírito Santo

Nesta sexta-feira (04), o Instituto Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) colocou no ar uma nova versão do Portal da Indústria do Espírito Santo. Lançado pela primeira vez em maio de 2019, o Portal se propunha à época a ser o lugar de dados e informações econômicas e sociais no estado, mas também buscava oferecer ao usuário um acesso fácil e intuitivo às diversas informações.

A constante busca pela melhoria levou o time do Ideies a apresentar, 18 meses após seu primeiro lançamento, uma atualização do Portal da Indústria do Espírito Santo. Sua nova versão continuará se propondo a ser o lugar de dados e informações econômicas e sociais, mas trará modificações com o intuito de deixar o acesso ainda mais fácil e intuitivo. As grandes novidades residem na navegabilidade e nas novas parcerias do Instituto.

No novo formato, o portal traz logo em sua página inicial seis botões que funcionam como atalhos para páginas com conteúdo de destaque. Com isso, ficou muito mais fácil encontrar informações sobre o projeto 2035, acessar o painel dos perfis regionais, que possui informações socioeconômicas para todos os municípios do Espirito Santo, acompanhar os temas legislativos, o Blog do Ambiente de Negócios e acessar os estudos especiais desenvolvidos pelo Instituto.

A nova versão do portal traz também os resultados mais atuais dos principais indicadores da economia capixaba e os últimos conteúdos produzidos pela equipe técnica do Ideies seguem listados na primeira página do portal, a novidade está na maior flexibilidade na sua produção, o que implica conteúdos cada vez mais completos e amigáveis ao usuário.

O Observatório da Indústria ficou ainda mais flexível. Os painéis dinâmicos foram reorganizados em sete categorias, são elas: economia, indústria, mercado de trabalho, sindicatos, setor externo, perfis regionais e pesquisas CNI. É dentro do observatório da indústria que o usuário pode interagir com as informações disponibilizadas elaborando suas próprias análises, ele pode montar gráficos para setores diferentes, escolher datas e períodos específicos, fazendo análises diversas de acordo com o seu interesse.

As movimentações no mercado de trabalho formal, por exemplo, podem ser acompanhadas de forma dinâmica por meio de um dos painéis disponíveis dentro do Observatório da Indústria. Com o auxílio desse painel é possível saber qual o saldo de emprego formal, total de admitidos ou total de desligados para cada um dos 78 municípios capixabas. Todas essas informações podem ser consultadas mês a mês ou acumulando seus resultados mensais ao longo do ano. A forma de observar, as comparações e análises ficam por conta do usuário. Na seção da Indústria é possível acompanhar, também de forma dinâmica, a produção industrial, por setor e períodos distintos, na seção Pesquisas CNI, entre as várias possíveis consultas, tem-se a possibilidade de acompanhar o índice de confiança do empresário industrial (ICEI) e todos os seus componentes tanto para o Brasil quanto para o Espírito Santo.

A página “nossos produtos” está de cara nova. Agora os produtos que o Ideies produz estão catalogados em 16 diferentes categorias. Com um visual bastante parecido, o “Ideies em dados” também teve seu desenho reformulado. Mas a novidade é que os dados referentes aos produtos Boletim Econômico Capixaba e Indicador de Atividade Econômica do Espírito Santo (IAE-Findes) podem ser encontrados tanto no “Ideies em dados” quanto nos “nossos produtos”.

A página de busca também foi aprimorada, agora é possível fazer buscas simples por palavras, ou buscas avançadas por tags e áreas. Os canais de contatos continuam abertos e todos os que quiserem receber os produtos do Ideies pelo whatsapp podem se cadastrar ao final da página inicial.

Por fim, as últimas novidades ficam por conta das novas parcerias feitas pelo Ideies. Ao longo dos meses de outubro e novembro o Ideies assinou dois acordos de cooperação técnica, um em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE) com o intuito de estabelecer uma cooperação técnico-científica entre as partes; e outro em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes) que tem por objeto a governança conjunta do projeto Industria 2035, a conjugação de esforços para o acompanhamento e prospecção de novos investimentos internacionais e nacionais para o Estado do Espírito Santo e a disponibilização do portal do Indicador de Ambiente de Negócios (IAN). Esses e todos os outros acordos de cooperação técnica podem ser consultadas na nova versão do portal pela página “Parceiros”.

Acesse o site! 

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

15 de maio de 2024
Informe Estratégico – STF cassa decisão concedendo estabilidade a 50 dirigentes sindicais
14 de maio de 2024
Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES
10 de maio de 2024
Senai ES vai investir mais de R$ 34 milhões em unidade de ensino no Porto de Vitória