Sistema Findes e Vale iniciam projeto de inovação em ergonomia

ferrovia vale divulgação instagram

O Sistema Findes, por meio do Sesi, e a Vale deram início ao projeto de ergonomia aprovado no último Edital de Inovação para a Indústria. A parceria inclui centros de inovação do Sesi e institutos de tecnologia do Senai no Espírito Santo e em Minas Gerais. O objetivo da Vale é criar um dispositivo ergonômico e seguro para eliminar a movimentação manual durante a troca de dormentes na manutenção das ferrovias.

O novo projeto, o único de ergonomia contemplado no país, vai melhorar a qualidade de vida dos profissionais. “Queremos uma solução que contribua para o bem-estar e o conforto na execução das tarefas, melhore as condições de trabalho, previna incidentes e aumente a produtividade”, pontuaram os integrantes do time de ergonomistas da Vale, Cleudmar Ferreira, George Scabello e Flavia Rossi.

> Leia também: Projetos capixabas aprovam mais de R$ 1 milhão em edital nacional de inovação

Segundo o diretor de Saúde e Segurança do Sesi, Júlio Zorzal, o projeto nasceu a partir de um workshop de design thinking. “Promovemos um encontro com 35 representantes de empresas e 18 especialistas do Sesi. Utilizando o design thinking como ferramenta, totalizamos 41 ideias, uma delas, o dispositivo aprovado no edital de inovação”, lembrou Zorzal.

A diretora de Inovação, Tecnologia e Produtividade de Sesi e Senai, Juliana Gavini, reforçou as conexões possíveis a partir do Sistema Findes. “O projeto foi elogiado nacionalmente e será desenvolvido em rede, por meio de parcerias com centros de inovação do Sesi e institutos de tecnologia e inovação do Senai fora do Estado. Um projeto não nasce de um dia para o outro, ele se concretiza à medida em que boas ideias encontram método para avançar”, exemplificou.

Edital

O Edital de Inovação para a Indústria, um dos mais duradouros e estáveis instrumentos de fomento no Brasil, ajudou mais de 800 empresas a serem competitivas por meio de novos produtos e processos inovadores, desde que foi criado em 2004. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

No Espírito Santo, os pontos focais para acesso ao Edital e à rede Sesi/Senai são o Núcleo de Inovação do Sesi, localizado na sede da Findes, e o Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional, localizado no Senai Vitória.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi
30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial