Sebrae/ES e Senai ES promovem melhoria de gestão e de produtividade das empresas capixabas

Programa Brasil Mais vai atender 2.800 empresas até o final de 2022

Empresas que desejam melhorar a gestão e a produtividade para serem mais competitivas podem contar com o Sebrae/ES e o Senai ES, a partir do Programa Brasil Mais. A iniciativa do Governo Federal, em conjunto com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), busca por meio das instituições oferecer soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios nas empresas da indústria e nos pequenos negócios.

O Programa Brasil Mais possui duas linhas de atuação: uma voltada para o desenvolvimento de melhores práticas gerenciais, por meio do Sebrae/ES, e outra para melhores práticas produtivas, por meio do Senai ES. No Espírito Santo, a meta das duas instituições é atender, juntas, a 2.800 empresas até o final de 2022.

Para iniciar em uma delas, a empresa pode realizar uma autoavaliação. Essa etapa auxilia as empresas a perceberem sua maturidade e seus processos produtivos.

Os pequenos negócios prioritários do programa são do comércio e serviços. Eles receberão um atendimento personalizado e gratuito durante quatro meses, através dos Agentes Locais de Inovação (ALI), que são bolsistas do CNPq graduados, com até 10 anos de formados, com experiência em pequenos negócios e inovação.

“Está no planejamento estratégico do Sebrae/ES oferecer soluções aos pequenos negócios para que se tornem mais produtivos e competitivos, e o programa Brasil Mais vem, especialmente, com o objetivo de oferecer aos empreendedores, capacitação pra melhorarem suas práticas gerencias, assim como as práticas produtivas. Durante o programa os ALIs deverão implementar nas pequenas empresas uma metodologia inovadora para a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto, focadas na gestão e produtividade”, ressalta o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato.

Na indústria, o programa é voltado para as empresas que tenham Cnae industrial, primário ou secundário, e possuam de 11 a 499 funcionários. E terá orientação de consultores do Senai pela metodologia Lean Manufacturing.

“O Programa Brasil Mais é uma das prioridades do Senai ES, que passou a ser uma referência nacional em eficiência operacional, área de competência do nosso Instituto Senai de Tecnologia. As empresas atendidas pelo Senai ES tiveram ganhos de produtividade de mais de 50% nos principais processos da produção. Isso traz uma importância especial para esse momento de pandemia, em que a situação econômica das empresas é delicada, e essa ação ajuda a empresa a se manter competitiva nesse cenário. O subsídio, tanto do Senai ES quanto do Sebrae/ES, é algo que vem ao encontro dessa necessidade das empresas”, diz o diretor Regional do Senai ES e superintendente do Sesi ES, Mateus Freitas.

Foco em melhorias gerenciais

Empresas de micro e pequeno porte do comércio, serviços ou indústria – de micro e pequeno porte – que tenham interesse em desenvolver sua gestão, serão atendidas por meio dos Agentes Locais de Inovação (ALIs).

O trabalho junto à empresa, dividido em 9 encontros, realizados individualmente e coletivamente, é baseado nas melhores práticas de gerenciamento do mercado, auxiliando o empresário para que seja capaz de fazer ou aprimorar as gestões do desempenho empresarial, das operações de vendas, do capital humano, e de produtos e transformação digital.

O empresário receberá ferramentas e orientações com foco na mensuração de indicadores, inovação de processo e de produtos/ serviços, práticas sustentáveis e digitalização com foco na redução de custos, e na sua relação com o mercado, para o aumento do faturamento.

Com o apoio do agente, será possível obter mensurações mensais do indicador de produtividade da empresa e construirá um plano de ação que será acompanhado e monitorado ao longo do Programa. O empresário poderá ainda, opcionalmente, receber consultorias especializadas e ao final do ciclo, serão sugeridas ações de conexões com o mercado, ecossistema de inovação e provedores de soluções tecnológicas.

Saiba mais em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmais

Foco na melhoria do processo produtivo

Para as empresas da indústria, o programa é composto por capacitação, consultoria e acompanhamento técnico para aprender as melhores práticas produtivas e gerenciais, sendo 48 horas de aperfeiçoamento profissional, por meio de Mentoria Teórica e Prática, para até três funcionários da empresa participante.

A equipe de colaboradores da empresa participante é devidamente orientada pelos consultores do Senai ES dentro da Metodologia Lean Manufacturing e do Lean Game, sendo esta selecionada pelo Departamento Nacional para ser aplicada a empresas do país por meio de uma parceria entre o Senai e o Ministério da Economia.

As empresas terão a oportunidade de trocar experiências com outras empresas durante as etapas de mentoria coletiva. O valor investido pela empresa é de R$ 2.400,00 e os outros 70% são subsidiados pelo Governo Federal.

“O Programa Brasil Mais traz essas técnicas de ganho de produtividade, de curto prazo e de baixo custo para as empresas, em especial micro e pequeno porte, de forma subsidiada. São intervenções rápidas, que permitem uma redução de desperdícios de custos de operação no processo”, pondera o diretor Regional do Senai ES e superintendente do Sesi ES, Mateus Freitas.

Neste grupo, após o preenchimento da autoavaliação e a identificação da necessidade do cliente, o Senai Nacional direciona o contato do cliente para atendimento junto ao diretório regional, ou seja, o Senai ES.

O participante pode solicitar um atendimento assistido e presencial. Na primeira fase do atendimento, a empresa terá acesso ao Mentoria Lean, metodologia de baixo custo e de rápida implementação, desenvolvida pelo Senai, que contempla aprendizagem de conceitos básicos por ensino à distância; aprendizagem coletiva com teoria, prática, envolvendo até 3 colaboradores por empresa e potencializada por gameficação dos conteúdos; e implementação no chão-de-fábrica das ferramentas de melhoria dos processos produtivos aprendidas sob orientação presencial de consultor especializado na empresa. Ao todo, são 64 horas de aprendizagem e implementação.

Saiba mais em: senaies.com.br/programa-brasil-mais


*Com informações da assessoria do Senai ES e Sebrae ES

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

31 de outubro de 2025
Fórum IEL de Gestão encerra edição de 2025 com grandes nomes da liderança empresarial 
31 de outubro de 2025
Anuário IEL: Maiores empresas do ES batem recorde e ultrapassam os R$ 200 bilhões em receita operacional 
31 de outubro de 2025
Especialista mundial em empresas familiares, John Davis, destaca pilares de sucessão no Fórum IEL de Gestão 2025