Findes, governo do ES e bancadas se unem em busca de solução para a BR 101

Foto: Helio Filho/Governo do ES

A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, se reuniu na manhã desta segunda-feira (17) com o governador Renato Casagrande e integrantes das bancadas federal e estadual, para avaliar os atrasos da duplicação da BR 101 no Estado, especialmente no trecho norte, e buscar uma solução.

Cris Samorini destaca que a agenda de infraestrutura é central para a Federação. Por isso, ao longo da atual gestão, foi estruturado o eixo de Defesa de Interesses, dando ainda mais foco a ação das Câmaras e Conselhos Setoriais da Findes.

Também participaram do encontro, no Palácio Anchieta, os secretários de Estado de Governo, Gilson Daniel, e de Mobilidade, Fabio Damasceno, os deputados federais Da Vitória e Ted Conti, e o deputado estadual Marcelo Santos. O deputado Ted Conti é o coordenador da Comissão Externa de Fiscalização da BR 101/ES na Câmara dos Deputados.

O deputado se reuniu dias atrás com a presidente da Findes para falar sobre o tema. Na ocasião, ele se colocou à disposição da Federação para ajudar a solucionar o problema de licenciamento ambiental da BR 101 Norte. Já o trecho Sul da rodovia, apesar do atraso, as obras estão em andamento em andamento.

LICENCIAMENTO COMEÇOU EM 2013

Cris Samorini lembra que o processo de licenciamento para a duplicação da BR começou em 2013. Porém, impasses entre órgãos ambientais federais e a Concessão, que envolvem o Ministério da Infraestrutura, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a própria concessionária Eco101, impedem há anos o avanço das obras.

“No caso da BR 101 Norte, o principal gargalo é um trecho de 23 quilômetros que corta a reserva de Sooretama. A Concessão já avaliou diversas alternativas para superar a questão, entre elas contornos, elevados e até a duplicação de somente um lado da rodovia. A entrega dos trechos Norte e Sul que são fundamentais para tornar nossa indústria mais competitiva”, comenta Cris Samorini.

Em setembro do ano passado a ANTT chegou a anunciar que o impasse da duplicação do trecho norte estaria resolvido até o fim de 2020, o que não ocorreu.

“O tráfego na BR 101 só tende a aumentar. Em fevereiro a Suzano iniciou a operação da unidade em Cachoeiro de Itapemirim, onde vai produzir 30 mil toneladas de papel higiênico por ano. Em Linhares, a Café Cacique deve começar a operar neste ano a sua nova unidade de café solúvel”, explica a presidente da Federação.

O Conselho Temático de Infraestrutura da Findes (Coinfra), por exemplo, monitora o desenvolvimento, a implantação e a operação dos projetos voltados para a infraestrutura, logística e energia, defendendo o aumento da eficiência necessária para o fortalecimento da indústria e aumento de competitividade.

“O Coinfra apoia o esforço que está sendo feito com o objetivo de acelerar as obras e entregar a população capixaba a rodovia duplicada, segura e competitiva para a Indústria local”, destaca o presidente do Coinfra, Gustavo Barbosa.

 

Por Siumara Gonçalves

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