Findes recebe visita de representantes da embaixada italiana e presentes do Japão

Visita de representantes da embaixada italiana | Foto: Siumara Gonçalves

Os encontros com representantes de outros países fortalecem as oportunidades comerciais com o Espírito Santo 

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) recebeu, na terça-feira (15), a visita do embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, do cônsul-geral, Paolo Miranglia Del Giudice, e do cônsul honorário da Itália no ES, Roger Gaggiato. 

A comitiva foi recepcionada pela presidente da Findes, Cris Samorini, e também pelos vice-presidentes da Federação Paulo Baraona e Eduardo Dalla Mura. 

Durante o encontro, os representantes da Itália conversaram sobre a relação entre o país e o Espírito Santo. Além disso, conheceram mais sobre a Findes e as potencialidades da Indústria capixaba para o comércio internacional.  

A presidente da Federação, Cris Samorini, comentou que o Estado tem muitos fatores positivos para ampliar e fortalecer as relações comerciais com a Itália, como o bom ambiente de negócios e o tempo de trânsito de navios inferior a 14 dias.  

“O Espírito Santo é um Estado com vocação para o comércio exterior, em especial as exportações. Além das Indústrias já instaladas no Estado que podem aumentar sua exportação para a Itália, também temos novas indústrias chegando ao Espírito Santo que têm grande potencial de abastecer o mercado internacional”, apontou. 

De acordo com o Ministério da Economia, no ano passado, o Espírito Santo exportou US$ 193,9 milhões para a Itália. O valor representa 5% do total de exportações do Estado. Os principais produtos exportados foram café, chá e especiarias. 

No mesmo ano, o Estado importou o equivalente a R$ 228,3 milhões. Entre os itens adquiridos estão principalmente equipamentos como caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos e peças. 

Presente do Japão 

Vista de representantes do consulado japonês | Foto: Siumara Gonçalves

Em celebração ao aniversário do imperador do Japão, Naruhito, que completará 62 anos de idade no dia 23 de fevereiro, o país nipônico está enviando lembranças simbólicas para autoridades internacionais.  

O presente foi entregue pelo Cônsul da Segurança do Japão no Rio de Janeiro, Takemune Kawada, e pelo assistente consular Noboru Fujita, na sexta-feira (11), ao gerente de Acesso a Mercado, Cícero Grams, em nome da presidente da Findes, Cris Samorini . 

Entre os itens recebidos estão um saquê da província de Hyogo, cuja capital é Kpbe, cidade-irmã do Rio de Janeiro. Além de um tsuru (ave sagrada no Japão) de origami, feito pelos estudantes da Escola Japonesa no Rio de Janeiro, com o desejo pela paz mundial e pelo fim da pandemia do coronavírus. 

 

Visitas internacionais em 2021 

Ao longo do ano passado, a Findes, por meio da gerência de Acesso a Mercado, recebeu a visita de diversas comitivas internacionais: 

  • Consulado Geral do Reino Unido 
  • Câmara de Comércio Americana 
  • Consulado da Bélgica 
  • Embaixada de Portugal 
  • Receptivo internacional do Consulado do Japão 
  • Receptivo internacional da Argentina 

  

Por Siumara Gonçalves 

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028