Embaixador de Portugal visita Findes e fala sobre oportunidades comerciais

Embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, e a presidente da Findes, Cris Samorini | Foto: Siumara Gonçalves

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) recebeu, na segunda-feira (13), a visita do embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, e comitiva. Durante sua passagem pela Findes, o embaixador falou sobre como melhorar a relação comercial entre os países e teve a oportunidade de conhecer o FindesLab, hub de inovação da Federação.

“Acredito muito no potencial de interação entre Espírito Santo e Portugal. Fico muito satisfeito por saber que está em progresso a ideia de o Estado ter uma representação em nosso país. Com ela podemos conhecer melhor as várias possibilidades comerciais que existem entre Portugal e o Espírito Santo”, comentou o embaixador.

O Espírito Santo é um Estado com vocação para o comércio exterior, em especial às exportações. De acordo com o Ministério da Economia, no ano passado, o Espírito Santo exportou R$ 135,7 milhões para Portugal. O valor representa apenas 0,3% das exportações nacionais para o país luso. Os principais produtos exportados foram mamão, mármore, granito e pedras ornamentais e sal.

Já o Brasil, em 2020, exportou para Portugal US$ 1,63 bilhão. Esse montante representa 0,8% das exportações brasileiras. Também vale destacar que, hoje, os portugueses importam do Brasil menos de 3% do total das suas compras no exterior.

Da esquerda para a direita: vice-presidente da Findes e presidente da Câmara Portuguesa no Espírito Santo, Paulo Baraona, embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, presidente da Findes, Cris Samorini, e secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Thiago Hoffmann | Foto: Siumara Gonçalves

A presidente da Federação, Cris Samorini, comentou que o Estado tem muitos fatores positivos para aumentar seu comércio com Portugal como o bom ambiente de negócios e o tempo de trânsito de navios inferior a 14 dias.

“Vemos como oportunidades a serem trabalhadas a exportação de aço, celulose, minério de ferro, cosmético e ainda alimentos como cafés, chocolates, pescados, biscoitos e massas”, apontou.

O presidente da Câmara Portuguesa no Espírito Santo e vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, complementou afirmando que o Estado tem uma posição privilegiada em relação aos demais Estados do país, o que permite que seja uma porta de entrada para produtos vindos de toda a Europa.

“Por outro lado, Portugal também tem uma posição-chave na Europa, sendo um canal de entrada para os produtos brasileiros. Mas, para além do comércio internacional, o Espírito Santo também pode se beneficiar com as boas práticas e o conhecimento português, nas áreas de segurança e tecnologia, ficando entre os melhores do mundo nessas categorias”, explicou Baraona.

Da esquerda para a direita: CEO da EDP Brasil, João Marques da Cruz, embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, vice-presidente da Findes e presidente da Câmara Portuguesa no Espírito Santo, Paulo Baraona, secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Thiago Hoffmann, e o João Brito Martins | Foto: Siumara Gonçalves

A visita também contou com a participação do secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Thiago Hoffmann; do diretor-geral da Findes, Paulo Lacerda; do diretor da Agência para Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Francisco Costa; do CEO da EDP Brasil, João Marques da Cruz; e de outras autoridades que estavam na comitiva do embaixador e do Governo do Estado.

Durante a agenda na Findes, organizada pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação, o embaixador conheceu mais sobre as potencialidades do Espírito Santo e visitou o FindesLab. Na parte da tarde, visitou a Login-TVV e à noite participou da assinatura do Memorando de Entendimento com Câmara Portuguesa de Negócios, no Palácio Anchieta, em Vitória.

 

Por Siumara Gonçalves

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi
30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial