Sistema Findes amplia parcerias com setor de rochas na Vitória Stone Fair 2017

O presidente Marcos Guerra recebeu uma placa de agradecimento pelo apoio à feira

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, assinou um protocolo de intenções de parceria entre o Senai e o Centro Tecnológico de Mármore e Granito (Cetemag) durante a abertura da Vitória Stone Fair 2017. O evento, realizado nesta terça-feira, dia 06 de junho, teve a presença do governador Paulo Hartung, do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, dos presidentes de sindicatos ligados à Findes, além de lideranças políticas e industriais de todo o Estado.

“O setor de rochas é o mais internacionalizado do Espírito Santo, mas também um dos que mais promovem a interiorização do desenvolvimento, gerando oportunidades em todas as regiões do Estado. Uma indústria forte, que mesmo diante da crise manteve sua presença no mercado internacional e registrou crescimento de 7% no primeiro bimestre”, revelou Guerra, antes de destacar os investimentos realizados pelo Sistema Findes para o setor.

“O Sistema Findes vem investindo em um novo Senai para Cachoeiro de Itapemirim, buscando ampliar a qualificação profissional na região. Será um espaço moderno e atualizado com o que há de melhor na indústria. Com o Cetemag, estamos debatendo novas parcerias e a instalação de um laboratório de análise e caracterização de rochas, medida que vai dar mais competitividade à nossa indústria”, detalhou o presidente do Sistema Findes.

Decreto estadual

O Senai e a o Cetemag assinaram um protocolo de intenções de parceria na abertura do evento

A abertura da feira marcou também a assinatura de um decreto do Governo do Estado para incentivar os negócios fechados durante eventos ligados ao setor de rochas ornamentais. A medida amplia por 90 dias o prazo para recolhimento do Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) nas vendas realizadas pelos expositores e vale também para os negócios feitos durante a Cachoeiro Stone Fair 2017, que será realizada em agosto, no município de Cachoeiro de Itapemirim.

Em seu discurso, Hartung destacou que, mesmo com a crise socioeconômica que castiga o País, o Estado está com as contas em dia e avança na modernização de sua infraestrutura para enfrentar os gargalos históricos. “Com toda sua força no Espírito Santo e no País, a feira e o setor encontram um Estado forte e organizado. A crise não é mole para ninguém, o que diferencia é como a atravessamos. Tenho certeza que o Estado será portador de oportunidade do pós-crise. O segmento é importante para o Espírito Santo e para o Brasil”, disse.

O ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho, ressaltou a importância do segmento para o País, do trabalho desenvolvido pelo empresariado do Espírito Santo e do constante monitoramento do governo federal das atividades. “É com muita honra que volto ao Estado para essa belíssima feira que mostra que o Brasil não está parado e é com muitos brasileiros como vocês que iremos ajudar a virar a página da crise”, afirmou.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), Tales Machado, ressaltou a importância da união das entidades do segmento e agradeceu aos expositores que confirmaram presença nessa edição, após o cancelamento da feira em fevereiro passado. “Conseguimos reagir dentro do próprio semestre e fazer uma feira bonita, mostrando a força do setor”.

A Vitória Stone Fair 2017 reúne cerca de 300 expositores, de 20 países, até a próxima sexta-feira, dia 09 de junho, no pavilhão de Carapina. O evento é realizado pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, promovida pelo Sindirochas e Cetemag. Conta, também, com apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, Sistema Findes, Sesi-ES, Senai-ES, Sebrae/ES, Abirochas, Centrorochas, Marble Institute of America, Confindustria Marmomacchine, entre outros.

Por Rafael Porto

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo