Branding de moda em debate na Findes

O Circuito de Capacitação do Setor do Vestuário trouxe a consultora Alessandra Marins para palestrar em Vitória nessa terça-feira (06). O Circuito prossegue nesta semana em Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim

“Definir claramente a identidade da marca é o primeiro passo para a construção do seu branding. É nesse momento que se definem os pilares essenciais que nortearão todo o processo de planejamento para que a marca tenha ‘a cara’ do mercado que pretende atingir”. A consultora Alessandra Marins, sócia-diretora do Instituto Rio Moda, iniciou sua palestra no Circuito de Capacitação do Setor do Vestuário, realizada no auditório do Edifício Findes, em Vitória, nessa terça-feira (6), já mostrando o “caminho das pedras” para quem quiser fortalecer a identidade de sua marca sem cometer erros que possam atrapalhar no processo de inserção de seu negócio no mercado de maneira marcante e definitiva. O Circuito, com a palestra de Alessandra Marins, prossegue nesta semana nos municípios de Linhares (7), Colatina (7) e Cachoeiro de Itapemirim (8).

Alessandra enfatizou que, antes de desenvolver uma coleção para ser exibida nas lojas ou em desfiles, é fundamental que a marca trabalhe em cima do branding. “Quando você começa o trabalho de pesquisa de identidade de sua marca, tem de passar por diversas etapas fundamentais antes de jogar sua coleção no mercado. Isso vai desde suas raízes culturais até o tipo de matéria-prima que você vai utilizar em suas roupas. É por isso que toda grande marca consegue transmitir o seu ‘DNA’ para cada um dos produtos de seu mix”, destacou.

A consultora testou, na prática, essa percepção sobre a identidade de uma marca junto ao público presente em sua palestra. Alessandra exibiu imagens de coleções ou modelos no telão e perguntou às pessoas se conseguiam identificar quais eram aquelas marcas. “Eu percebi que todos acertaram quais eram as marcas. Isso é a prova de que o branding delas foi muito bem trabalhado antes que suas peças viessem ao mercado. É esse o trabalho que todos vocês precisam realizar, pois serão os alicerces que sustentarão suas marcas por toda a sua existência”, disse Alessandra Marins.

Entrando mais especificamente na construção do branding de uma marca, ela enumerou alguns pontos importantes. “Essa diferenciação de cada marca tem de ser competitiva e com foco estratégico, por meio de correta seleção dos pontos de diferenciação; qualidades distintivas do produto; e aspectos amplamente identificáveis”, explicou a palestrante. “É a maneira original da marca pensar e agir que cria uma cultura. É a ética de uma marca que gera uma estética, uma identidade que gera uma imagem. O mundo hoje não comporta mais que uma marca ‘atire para todos os lados’. Você tem que focar em nichos específicos e trabalhar bem em cima deles, pois seu público será fidelizado a partir disso”, concluiu Alessandra Marins.

O Circuito

Bem-sucedida ação promovida a partir de 2016 pelo Sistema Findes, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), com apoio da Câmara Setorial da Indústria do Vestuário da Findes, o Circuito tem como objetivo trazer ideias e soluções criativas e inovadoras para o setor e, com isso, fazer com que o empresário local saia do lugar-comum para tornar seu negócio mais competitivo e alinhado com o que o mercado demanda.

Em 2017, o Circuito passou a contar com suporte e consultoria do Instituto Rio Moda, que tem destacado alguns dos mais renomados palestrantes brasileiros para os temas propostos nessa ação. As palestras, mensais, seguem até dezembro, com ciclos gratuitos nos municípios de Vitória, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares.

Por Fabio Martins

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