Mercado de trabalho: confira a lista das profissões em alta até 2020

A formação técnica é uma das maneiras mais rápidas de ingressar no mercado de trabalho em vagas que exigem formação específica. Quando se trata de indústria, a qualificação técnica dos profissionais é, ao mesmo tempo, um grande desafio e uma das mais importantes ferramentas para aumentar a produtividade e a competitividade da empresa.

Por isso, escolher com atenção o curso e a instituição de ensino são os primeiros passos para quem quer garantir um lugar ao sol no mercado. De acordo com o Mapa do Trabalho industrial, estudo realizado pelo Senai para identificar as maiores demandas da indústria por trabalhadores, até 2020 será necessário formar mais de 13 milhões de pessoas para trabalhar diretamente no setor ou em áreas que dão suporte para a indústria.

Apenas na área de construção, quase 4 milhões de profissionais precisam ser formados durante o período para suprir as necessidades de mercado. Outro setor que terá alta demanda é de metalmecânica, com 1,7 milhões de vagas até 2020.

Confira a lista das 13 áreas com maior demanda profissional entre 2017 e 2020

O Mapa do Trabalho também revelou quais as áreas de formação com maior demanda por técnicos até 2020. São cursos nas áreas de meio ambiente e produção, metalmecânica, energia, tecnologias de informação e comunicação, construção petroquímica e química. Alinhado às necessidades das indústrias capixabas, o Senai-ES está com vagas abertas para diversos cursos de formação nas áreas em que as empresas mais contratam. Confira e faça sua pré inscrição em www.senaimatriculas.org.br

Metalmecânica

Técnico em Automação Industrial – Senai Vitória

PERFIL DO PROFISSIONAL:

Manter e implementar equipamentos e dispositivos, atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

 

Energia

Técnico em Eletrotécnica – Senai Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Serra e Vitória

PERFIL DO PROFISSIONAL:

Instalar, manter e projetar sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, cumprindo legislações vigentes, normas técnicas, de qualidade, ambientais, de segurança e saúde.

 

Tecnologias de Informação e Comunicação

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Redes de Computadores – Senai Linhares, Serra e Vitória

PERFIL DO PROFISSIONAL:

Desenvolvimento de Sistemas: Programar e Implantar sistemas computacionais, atendendo normas e padrão de qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança.

Redes de Computadores: Atender demandas da instalação e da manutenção de redes locais, administrar e integrar redes de computadores e implantar mecanismos de segurança e monitoramento, seguindo normas técnicas, ambientais, de qualidade, de Saúde e segurança no trabalho.

 

Construção

Técnico em Edificações e Técnico em Segurança do Trabalho – Senai Vila Velha, Serra.

PERFIL DO PROFISSIONAL:

Edificações: Planejar e manter processos construtivos, seguindo especificações técnicas do fabricante e normas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho.

Segurança do Trabalho: Planejar, coordenar e realizar ações para assegurar a integridade física e mental das pessoas e a preservação do meio ambiente, do patrimônio e da imagem da organização, de acordo com legislação e normas aplicadas à segurança, saúde e meio ambiente.

Conteúdos Relacionados

1 Response

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
28 de março de 2024
Informe Estratégico – ES de volta ao topo da logística portuária
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17