Desafios da infraestrutura, novos mercados e cenário político foram assuntos do XI Meeting de Líderes Industriais

“É primordial que a Federação apoie as agendas estratégicas do Estado e faça com que elas saiam do papel”, afirmou o presidente da Findes, Léo de Castro, no segundo dia de programação do XI Meeting de Líderes Industriais, realizado neste sábado (08), na Pousada Pedra Azul, em Domingos Martins.

Para o presidente, é preciso ter um senso de emergência para colocar o Brasil no trilho. “Estamos desde de 2014 andando para trás ou para o lado. Cinco anos vivendo uma crise no Brasil, estagnados. E nós, empresários, somos sobreviventes. Por isso, precisamos tirar os assuntos da pauta e fazer dar certo. E uma das agendas prioritárias da Findes é a de infraestrutura. Há uma urgência para resolver os entraves e avançarmos no desenvolvimento do Estado”.

Para que esse avanço aconteça, resolver antigos gargalos é fundamental. Para o atual Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o panorama do Espírito Santo é positivo e os entraves de infraestrutura vão ser resolvidos. “Recentemente começamos duas obras: o acesso ao Porto de Capuaba e o contorno do Mestre Álvaro. O TCU vai liberar 7km de obras da BR 262 que estavam paralisadas. E já estamos com uma previsão de tentar construir uma solução para seguir na EF 118. Nós temos uma prioridade e um compromisso com a logística do Espírito Santo”, relatou.

Já o co-fundador da mineira Wäls Cerveja Art e um dos sócios da Ambev, José Felipe Carneiro, contou um pouco sobre sua história como empreendedor e da importância de trabalhar em conjunto. “Não foi fácil chegar onde estou agora. Já quase fali diversas vezes e mesmo estando no mercado mundial, ainda tenho que inovar todos os dias e provar que a minha cerveja é boa. Mas para isso, é essencial ter pessoas melhores que eu na equipe, objetivos transparentes e direcionamento no propósito. Para o negócio dar certo, temos que negociar e dialogar. E o Sistema Findes está aí para orientar e propor diálogo. Espero que vocês, empresários, possam colocar o Estado como destaque na economia do mundo”, disse.

O último palestrante do dia foi o jornalista William Waack que abordou o cenário político e econômico do país. Segundo ele, a situação do Brasil não é nova. “O que vivemos hoje já vem de outros governos. A corrupção é um dos grandes problemas do país, mas, para mim, não é a pior. Nossa maior crise é a falta de lideranças com visão e com capacidade de articulação. Não haverá solução possível sem que haja muitos perdedores. O legislativo está ficando mais forte e cercando o poder executivo. E o ponto chave hoje é a Reforma da Previdência. Temos que ter a consciência que é necessário e ponto final”, ressaltou.

O Meeting também contou com a presença do secretário de Estado de Governo, Tyago Hoffmann, e do ministro da Cidadania em exercício, Lelo Coimbra.

Na manhã de sábado também foi promovida uma programação alternativa com palestra da publicitária Flávia da Veiga sobre “Felicidade”.

O evento foi patrocinado pela ArcelorMittal, Biancogrês, Bandes, Garoto, Suzano, Damare, Abreu Júdice Advogados, Faesa, Imetame, Sicoob, Unimed, Vale e VLI.

 

Por Natalia Magalhães

Conteúdos Relacionados

2 Responses
  1. Rubem Medeiros

    Gostei muito da matéria.Parabens pela iniciativa de promover redes eventos tão importantes para o nosso estado!

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos