IEL-ES assina acordo de Cooperação Técnica com Ifes

Parceria visa oportunizar o desenvolvimento profissional de estudantes do Ifes e aumentar a empregabilidade, por meio do Programa Estágio Conexão 4.0 do IEL-ES


O Instituto Euvaldo Lodi no Espírito Santo (IEL-ES) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) assinaram um acordo de Cooperação Técnica para elaboração e execução de programas e projetos relacionados a estágios, com estudantes do Ifes. A parceria firmada está dentro do Programa Estágio Conexão 4.0, desenvolvido pelo IEL-ES.

O intuito do acordo é oportunizar um melhor desenvolvimento profissional, com efeito no aumento da empregabilidade dos egressos, e fortalecer a relação de interação entre Universidade e Indústria.

Participaram da reunião de assinatura o diretor-geral da Findes, Paulo Lacerda; o superintendente do IEL-ES, Rodrigo Teixeira; o reitor do Ifes, Jadir Pela; a diretora de Relações Empresariais e Extensão Comunitária do Ifes, Elizangela Campos da Rosa Broetto; e a líder do IEL-ES, Lorena Sathler.

O superintende do IEL-ES destacou que a parceria visa auxiliar as empresas no apoio ao desenvolvimento de uma forma estratégica.

“O programa de estágio é mais robusto e alinha o conhecimento adquirido durante o curso e a sua aplicação na empresa para resolução de problemas reais, visando a formação de futuros profissionais de excelência. Com isso, pretendemos alcançar um nível elevado de desenvolvimento profissional dos estudantes do Ifes e consequente aumentar a possibilidade de empregabilidade dos egressos”, disse Rodrigo Teixeira.

Jadir Pela, reitor do IFES, destacou que a instituição está aberta às parcerias que buscam qualificar a formação de seus estudantes.

“Temos a certeza de que o acordo com o IEL será muito importante, pois nossos alunos e alunas poderão lidar com os problemas reais das empresas, desenvolvendo competências necessárias e fundamentais nos dias de hoje”, ressaltou Jadir.

Programa Estágio Conexão 4.0

 O Programa Estágio Conexão 4.0 estimula a implementação de projetos, de intervenção de melhoria no processo ou no produto da empresa, por meio do estágio.

A ideia do programa é fortalecer a conexão teoria x prática. Para isso, adota a metodologia de ensino alemã TheoPrax, que incrementa a motivação na aprendizagem, por meio do desenvolvimento de projetos reais voltados para empresas.

O Estágio Conexão 4.0 foi desenvolvido pelo IEL e direcionado para empresas que veem no estágio uma oportunidade de agregar valor nas entregas reais que os estagiários podem realizar, por meio da atuação em projetos de melhorias no produto ou no processo de trabalho da empresa.

*Por Raianne Trevelin

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

10 de maio de 2024
Senai ES vai investir mais de R$ 34 milhões em unidade de ensino no Porto de Vitória 
9 de maio de 2024
PIM-PF: indústria do ES cresce 5,5% no primeiro trimestre de 2024
8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica