Findes lança Conselho Temático de Educação nesta segunda (22)

O Conedu é o 11º conselho para auxiliar no desenvolvimento das indústrias capixabas | Foto: Siumara Gonçalves/Findes

O novo órgão consultivo – Conedu – vai aconselhar estrategicamente a Federação a propor iniciativas que promovam a melhoria da educação. A partir de agora, são 11 conselhos para auxiliar no desenvolvimento das indústrias capixabas 

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) lançou nesta segunda-feira (22) o Conselho Temático de Educação (Conedu). O novo órgão consultivo tem o propósito de aconselhar estrategicamente a Federação a propor iniciativas que promovam a melhoria da educação quanto à escolaridade, à qualificação profissional e à qualidade do ensino.  

Para a presidente da Findes, Cris Samorini, o novo conselho vai identificar e debater os atuais e os futuros desafios na educação básica, na formação profissional e na educação executiva.  

“É mais uma conquista trazermos para a Federação um debate tão importante como esse, que vai nos permitir acompanhar mais de perto o tema e traçar estratégias e ações com foco na educação. Este é um compromisso da nossa gestão e está totalmente alinhado ao desenvolvimento competitivo que buscamos diariamente para as nossas indústrias”, destacou. 

Durante o evento foram definidos os representantes à frente do novo conselho. O representante do Conselho Sesi ES, Luciano Raizer Moura, foi nomeado presidente e para vice-presidente, o superintendente de Educação Profissional e Superior do Senai Nacional, Felipe Morgado.  

A Findes já tem uma atuação relevante na formação educacional e profissional no Espírito Santo. São quase 9,4 mil estudantes matriculados nas 12 escolas do Sesi ES já com um modelo de ensino que conecta a educação de qualidade com as reais demandas do mercado.  

Outra contribuição é através do Senai ES, que capacitou mais de 51 mil profissionais matriculados em cursos técnicos e de qualificação, em 2021, e neste ano, a educação profissional já alcança mais de 25 mil pessoas.   

Para o presidente do Conedu, o Sesi já é uma referência e pode ganhar ainda mais protagonismo com o trabalho do conselho. “Vemos sim um caminho de excelência com o Sesi. Nesse conselho vamos unir esforços junto ao grupo de conselheiros para definirmos um plano de ação que dê atenção aos assuntos educacionais desde a educação básica, pois é o caminho percorrido pelos trabalhadores da indústria”, disse Raizer.  

O vice-presidente, Felipe Morgado, traz para o conselho sua contribuição profissional de âmbito nacional, voltada para a qualificação. “É muito importante que a indústria lidere debates sobre o futuro do trabalho. Principalmente em um momento que o Brasil está experimentando uma mudança na educação com o ensino médio. Desde a formação inicial dos trabalhadores até a requalificação, as profissões estão incertas, precisamos mudar essa realidade”, disse. 

A importância de voltar a atenção para a educação reforça o compromisso da Findes em atender a necessidade de qualificação da mão de obra para o mercado de trabalho apresentada no Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).    

O estudo mostra que o Brasil precisa qualificar e requalificar 9,6 milhões de trabalhadores em ocupações industriais, só no Espírito Santo são 179 mil. 

E esse caminho de desenvolvimento na educação a Findes já vem trilhando ao propor iniciativas, projetos e atividades para assegurar a melhoria contínua da qualidade da educação via Sesi ES e Senai ES.  

Para os especialistas em educação que integram o Conedu, as prioridades do conselho estarão alinhadas com a necessidade de qualificar os professores para que estejam melhor preparados para atuarem na melhoria da educação.  

A educação a distância e o uso da tecnologia no ensino também foram pontos observados pelos conselheiros. Segundo eles, são temas que precisam evoluir para estimular cada vez mais uma educação engajada e de qualidade. 

O vice-presidente de Expansão e Relações Institucionais do Instituto Ayrton Senna, Roberto Campos de Lima, um dos conselheiros do Conedu, também contribuiu nas discussões e indicou a necessidade de o conselho direcionar um olhar sistêmico em todas as fases da educação. “Neste conselho temos o desafio da transformação na educação básica, pois temos alunos que estão se formando sem saber português e matemática”, ressaltou. 

A economista-chefe da Findes e gerente-executiva do Observatório da Indústria da Findes, Marília Silva, apresentou durante o encontro o panorama da educação capixaba. O estudo trouxe o perfil da educação básica, técnica e superior.  

O gerente executivo de Educação Sesi/Senai ES, Maximiliano Alves, mostrou dados das unidades de ensino das instituições que representa. E o superintendente do IEL-ES, Alessandro de Castro, trouxe informações de quantos profissionais foram capacitados pela Escola de Negócios no Espírito Santo.  

Conselhos Temáticos 

A Findes conta com mais dez conselhos temáticos, que são órgãos consultivos e de assessoramento que atuam em diferentes frentes como assuntos legislativos, relações do trabalho, infraestrutura e energia, meio ambiente, assuntos tributários, e outros.  

Todos os conselhos promovem debates, definem prioridades, elaboram e acompanham ações, programas, agendas de desenvolvimento, projetos e posicionamentos, propondo ações em prol do desenvolvimento econômico da indústria e das entidades que compõem o Sistema Findes. 

São constituídos por voluntários representantes de indústrias, indicados pelos sindicatos setoriais ou convidados pela Federação.  

Também participaram do lançamento do novo conselho o diretor Geral da Findes, Paulo Lacerda, e o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi ES, Cláudio Marcassa.   

Conheça os representantes do Conselho Temático de Educação (Conedu): 

Presidente do Conselho: Luciano Raizer Moura – Representante do Conselho Sesi ES

Vice-presidente: Felipe Morgado – Superintendente de Educação Profissional e Superior – Senai – Departamento Nacional 

Conselheiros:  

Cláudio de Moura Castro – Consultor em Educação 

Denio Rebello Arantes – Representante do Conselho IEL-ES 

Dorval Moreira Coelho Neto – Representante da Secretaria Estadual de Educação 

Franco Machado – Representante do Conselho Senai ES

Richardson Schmittel – Representante da Fecomércio-ES 

Roberto Campos de Lima – Vice-presidente de Expansão e Relações Institucionais – Instituto Ayrton Senna 

Wisley João Pereira – Gerente Executivo de Educação – Sesi – Departamento Nacional 

Por Lorena Zanon 

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 9.9909-7280
E-mail: [email protected]     

Siumara Gonçalves – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 9.9728-4606
E-mail: [email protected] 

Lorena Zanon – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 9.9617-6340 
E-mail: [email protected]

 

 

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica
2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi