Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos

II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
Foto: Divulgação Sedu

 

Um dos painéis abordou o tema ‘’Integração Educacional – Desafios e Oportunidades” das Escolas de Tempo Integral do Espírito Santo 

 

Membros da Missão Internacional de Ministros e Secretários de Educação estão em Vitória para o II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária – “Experiências em Foco”. De forma inédita no Brasil, o encontro, que acontece nesta quinta (11) e sexta-feira (12), está sendo sediado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Comunidade Araucária, que é composta por 23 ministros de oito países latino-americanos, bem como secretários de Educação de diversos estados brasileiros.  

A Findes marcou presença no encontro com a participação do diretor-geral da Federação, Roberto de Campos Lima, em um dos painéis, que teve como tema “Integração Educacional – Desafios e Oportunidades”, na manhã desta quinta-feira (11). O bate-papo contou ainda com a participação do secretário de Estado da Educação (Sedu), Vitor de Angelo; do diretor regional do Senac-ES, Richardson Schmittel; e do superintendente do ES em Ação, Luciano Gollner. 

Para Roberto, é preciso dialogar cada vez mais sobre o desenvolvimento de políticas no sistema educacional. “Falar sobre educação em tempo integral, é reforçar que ter mais tempo para estudar proporciona uma qualificação do currículo, recomposição de aprendizagens e consolidação de novas competências. E o Senai, por meio da educação profissional, tem feito um elo entre o ensino médio e técnico. Isso não apenas amplia o conhecimento, mas também serve como uma ponte para o mercado de trabalho.” 

Ele lembrou, também, que o Estado do Espírito Santo vive um momento em que a economia segue se desenvolvendo rapidamente e necessita de capital humano qualificado. “Precisamos trabalhar com uma estratégia de desenvolvimento que seja capaz de compreender o futuro das profissões e trazer esses desafios para dentro da parceria entre Governo do Estado e Sistema S. Além disso, entender para onde o Estado caminha, as perspectivas econômicas e ativar essa rede de cooperação também é fundamental para o Estado”, afirmou.  

O secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e membro fundador da Comunidade Araucária, Vitor de Angelo, reforçou o compromisso do Governo com a educação pública e afirmou que a parceria junto ao “Sistema S”, como no caso do Senai e do Senac, oferece formação e qualificação complementares. “Nos últimos anos, reforçamos essa estratégia e há planos para ampliá-la. Acreditamos que 1/3 dos nossos estudantes, ou até mais, façam o ensino médio regular e, concomitantemente, o técnico. Assim, conseguiremos atender às principais demandas do mercado capixaba”, disse.  

A parceria entre o Governo do Estado e o Sistema S teve como suporte a organização ES em Ação, baseada em uma Parceria Público-Privada (PPP), como explica o superintendente da organização, Luciano Gollner. “Queremos estender um olhar para a educação numa perspectiva de dez anos. A ideia é criar planos e estabelecer os próximos passos para a educação profissionalizante. Estamos vivenciando o processo de construção dessa estrutura.”  

Já o diretor regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, afirmou que a formação voltada para o segmento do comércio de bens, serviços e turismo, pode impactar socialmente e economicamente outros setores e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado.  “Entramos nessa parceria para complementar a formação dos estudantes e preparar profissionais para o mercado de trabalho, mas não só isso. Estamos atuando para promover a inclusão daqueles que mais precisam de oportunidades e possibilitando que muitos jovens sejam inseridos nos mais diversos contextos econômicos.”  

Parceria com a Sedu 

Em fevereiro deste ano, o Senai ES e a Sedu ofertaram 1.120 vagas gratuitas para cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em oportunidades para os cursos de Eletrotécnica, Mecânica, Eletroeletrônica, Logística, Segurança do Trabalho, Desenvolvimento de Sistemas e Energias Renováveis. 

O foco era estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio ou da 1ª e 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Pública Estadual. As vagas foram ofertadas nas unidades do Senai ES: Aracruz, Cachoeiro, Colatina, Linhares, São Mateus, Serra e Vitória. 

A Comunidade Araucária  

De forma inédita no Brasil, o II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária – “Experiências em Foco” está sendo sediado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Comunidade Araucária, que é composta por 23 ministros de oito países latino-americanos. O evento ainda conta com a correalização do Sistema Fecomércio-ES e Senac-ES e segue até sexta-feira, 12 de abril. 

 

Natália Magalhães, com informações de Luiz Zardini, da comunicação do Senac-ES 

 

 

Mais informações | SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

Telefone: 0800 102 0880   Whatsapp: 27 99841-2270 (clique aqui)
E-mails: [email protected] | [email protected] | [email protected] | [email protected]

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES  

Natália Magalhães – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa 
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

29 de abril de 2024
Informe Estratégico – Alteração no cronograma de implantação do Domicílio Eletrônico Trabalhista
26 de abril de 2024
Informe Estratégico – Novas Portarias sobre exames toxicológicos a motoristas empregados
26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES