Findes e Sebrae orientam municípios petrolíferos do ES no uso de recursos dos royalties

O Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia (FCPGE), coordenado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), promoveu nesta terça-feira (27) uma reunião com 11 dos 14 municípios do Espírito Santo que mais recebem royalties de petróleo. Na ocasião, o comitê estratégico do Fórum apresentou o Projeto Políticas Públicas para Municípios Capixabas Petrolíferos.

O foco da iniciativa é apoiar os gestores públicos na estruturação de projetos que promovam desenvolvimento socioeconômico de longo prazo, em áreas como infraestrutura logística e tecnológica, qualificação profissional, capacitação de empresas, entre outros.

Foram convidados a participar do encontro virtual representantes das demais entidades envolvidas no projeto, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (Sectids) – membros do Comitê estratégico do Fórum – e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

Além deles, também participaram representantes de 11 dos 14 maiores municípios petrolíferos: Aracruz, Itapemirim, Jaguaré, Linhares, Piúma, Presidente Kennedy, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Apenas Marataízes, Anchieta e Fundão não participaram.

Em 2020, os 78 municípios capixabas receberam R$ 547 milhões em royalties de petróleo. Já aos 14 municípios maiores petrolíferos do Estado coube uma fatia equivalente a 80% desse valor (R$ 437,6 milhões).

Nos próximos anos, no período de 2021 a 2024, devido a novos projetos na área e da melhora no preço do barril e câmbio, estima-se que as receitas dos royalties Petróleo & Gás (P&G) aumentem. Porém, para que gerem resultados futuros positivos para a população é preciso que esses recursos sejam alocados de forma qualificada, segundo o consultor de Defesa de Interesses da Findes, Luis Claudio Montenegro.

Montenegro explica ainda que, até o dia 4 de maio, os municípios que tiverem interesse em participar do projeto de qualificação da Findes e do Sebrae poderão aderir a ele. A etapa seguinte será a qualificação dos representantes municipais envolvidos.

“Durante o mês de maio, serão realizadas três webinares voltados ao tema, sendo o primeiro com orientações sobre direitos e deveres no uso de royalties. Ele será ministrado no dia 13 de maio pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz)”, comentou.

Já a última etapa do processo consiste na estruturação de dois projetos com recursos dos royalties: um para atender a Região Norte e outro a Região Sul do Estado. Eles serão construídos junto aos municípios, mas com o apoio técnico da Findes e do Sebrae. É nessa etapa que será definido como os recursos serão aplicados.

O diretor-técnico do Sebrae-ES, Luiz Toniato, ressalta que o objetivo de todos os envolvidos no processo é o mesmo: ajudar os municípios para que o uso dos recursos seja qualificado.

“Sabemos que alguns municípios têm mais facilidades de qualificar onde o dinheiro deve ser aportado, já outros nem tanto. O Sebrae e a Findes estão empenhados em contribuir com eles. O que enxergamos é que temos grandes possiblidades de desenvolver as cidades capixabas e fazer com que os royalties gerem bons resultados a longo prazo”, explica.

De acordo com o engenheiro e consultor em P&G Antônio Batista, que palestrou na reunião e participará do processo, o atual momento é muito oportuno para unir esforços visando a construção de projetos de interesse dos municípios e dos munícipes. “Nossa proposta é apoiar as cidades capixabas na construção de um projeto estruturante de políticas públicas para aplicar da melhor forma esse recurso que é finito”, afirmou.

Para o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado, Tyago Hoffmann, municípios que recebem muitos royalties precisam se preparar para um momento em que não terão mais eles. “Usar os recursos para construir infraestrutura e gerar desenvolvimento econômico para esses municípios é um ótimo caminho a ser seguido”, comentou.

“Parabenizo a Findes, ao Sebrae e a Amunes por essa oportunidade de debate e de gerar projetos para que os municípios utilizem da maneira mais sustentável esses recursos finitos do petróleo”, concluiu.

O prefeito de Itapemirim e diretor da Diretoria Especializada de Petróleo e Gás da Amunes, Thiago Peçanha, também celebrou a iniciativa das entidades e as parabenizou pela ação conjunta.

“Sabemos que existe um grande desafio para os municípios produtores de petróleo para converter isso em desenvolvimento das cidades. Temos um gargalo nos projetos e em destinação para o desenvolvimento socioeconômico. Acredito que com o Fórum Capixaba de P&G e Energia, o apoio do Sebrae e Findes consigamos mudar essa situação para melhorar o Estado”, enfatizou.

O prefeito citou ainda o caso de Itapemirim, que foi a 4ª cidade do Estado que mais recebeu recursos de royalties em 2020 (­R$ 66,5 milhões). “O nosso objetivo é que a médio e longo prazo saiamos dessa dependência de receita de royalties e que usemos esses recursos para investirmos naquilo que gere receitas duradouras”, declarou.

 

Por Siumara Gonçalves

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

24 de junho de 2026
Invenções rurais ganham apoio do Instituto SENAI para se tornarem soluções para o mercado 
24 de junho de 2026
IAE-FINDES: Economia do ES cresce 2,2% no 1º tri e supera média nacional
22 de junho de 2026
Comitiva da FINDES participa de debate com presidenciáveis em Brasília