Prefeitura de Vitória atende pleitos da Findes para empresas enfrentarem desafios da pandemia

Foto: Alexandre Mendonça

A Prefeitura de Vitória anunciou, nesta quarta-feira (28), medidas de proteção ao emprego e à geração de renda, por meio do estímulo ao setor produtivo com postergação de pagamento de tributos e renovação de licenças e alvarás. Os pleitos atendidos foram apresentados à prefeitura pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Serão flexibilizados os pagamentos do Imposto sobre Serviço (ISS) fixo, ISS variável de abril e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), inclusive com a prorrogação do pagamento em cota única.

Além disso, os prazos para pagamento da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) e da Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip) também foram alterados.

De acordo com a prefeitura, o objetivo é garantir políticas sociais e econômicas que visem à redução dos agravos trazidos às pessoas em meio a uma pandemia mundial.

“A flexibilização dos impostos tem o objetivo de fazer com que micro e pequenos empresários possam manter seus empregados e, consequentemente, manter as rendas de suas famílias neste momento tão difícil vivido por toda a sociedade”, ressalta o prefeito do município, Lorenzo Pazolini.

A presidente da Findes, Cris Samorini, agradeceu a prefeitura por atender os pleitos da Federação. Ela afirmou ainda que, neste momento da pandemia, é preciso que as demais prefeituras ouçam as demandas das empresas e que compreendam os pedidos.

“Quando vamos até um município para pedir apoio, queremos que ele faça uma análise desses dos pleitos que consideramos importantes. Eles não são apenas para as indústrias, mas para toda a cadeia de fornecedores, como os de serviços e de apoio à produção industrial. Além disso, não tem indústria forte sem comércio”, explica.

Ao todo, incluindo Vitória, 28 dos 78 municípios do Estado atenderam a pleitos encaminhados pela Findes. Até o momento, foram encaminhados 636 pleitos ao poder público em todas as esferas, dos quais mais de 260 foram atendidos integralmente.

O anúncio das mediadas foi feito na sala de reuniões anexa ao gabinete do prefeito e foi acompanhado do secretário municipal de Fazenda, Aridelmo Teixeira, vereadores da Capital e representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), do Sindicato dos Restaurantes e Bares do Espírito Santo (Sindibares), do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), da Associação Brasileira dos Produtores de Eventos (Abrape) e da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Com informações da Matheus Thebaldi e Nélly Blanco – Prefeitura de Vitória

Por Siumara Gonçalves

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica
2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi