Findes apresenta ao setor varejista a nova estrutura da câmara de alimentos e bebidas e o selo produto 100% capixaba

A Findes apresentou a lideranças do setor varejista, nesta terça-feira (2), a nova atuação da Câmara Setorial de Alimentos e Bebidas e a proposta de utilização do Selo Produto 100% Capixaba, para estimular o consumo de produtos do Espírito Santo e valorizar a economia local. Na ocasião, o presidente da Findes, Léo de Castro, também apresentou formalmente ao setor a presidente eleita da Findes, Cristhine Samorini.

A Câmara de Alimentos e Bebidas é um órgão consultivo e de assessoramento da Findes e tem como objetivo propor ações para o desenvolvimento do setor. Ela é constituída por representantes dos sindicatos dos setores de alimentos e bebidas e também por representantes de outras instituições, como a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps).

“A Câmara hoje não se limita mais à indústria: ela abrange toda a cadeia alimentar do Estado e dialoga com o agronegócio e comércio varejista”, afirma Fábio Dias, executivo da Câmara.

O setor agroalimentar gera cerca de 65 mil empregos distribuídos em 11 mil empresas em todo o Estado. O setor gerou R$ 7,6 bilhões em receitas líquidas de vendas na indústria em 2017, dado mais recente disponível.

Selo produto 100% capixaba

O Selo Produto 100% Capixaba foi uma das ações priorizadas no planejamento desenvolvido pela Câmara de Alimentos de Bebidas, em diálogo com os sindicatos do setor, para a definição dos requisitos e critérios para seu uso. Um dos critérios é que a indústria candidata ao selo deve estar associada ao sindicato de referência e a validação dos documentos é realizada pelo sindicato e submetida para aprovação do Conselho Controlador do Selo.

Não existe nenhuma taxa de adesão ao selo, apenas a necessidade de cumprir os requisitos necessários. A Findes, juntamente com a Câmara, realizou o lançamento do selo há algumas semanas. “Já contamos com a adesão de cerca de 20 empresas. Estamos no início, mas a expectativa é muito grande”, afirma Fábio Dias.

“Temos que valorizar o produto local, temos que ser bairristas mesmo, como outros estados fazem. Uma de nossas metas é criar uma integração e articulação maior entre os setores que compõem essa cadeia, desde o produtor até a indústria, o comerciante e o consumidor. Podemos construir isso juntos”, disse o presidente da Câmara, Vladimir Rossi.

No encontro com o setor varejista, a gerente de Comunicação da Findes, Daniella Escocard, apresentou sugestões de materiais de divulgação do selo do Produto 100% Capixaba que podem estar nas gôndolas ou seções específicas nos supermercados, a exemplo do que já ocorre hoje em relação a produtos sem lactose ou sem glúten. Desta forma, seria possível identificar e estimular a população a comprar produtos locais.

“O selo é muito bem-vindo. Vai despertar no capixaba a sensação de pertencimento. Entendo que é uma campanha de longo prazo, não de curto prazo. Temos muito caminho pela frente, podemos divergir aqui ou ali, mas temos muito a contribuir um setor com o outro”, afirmou João Falqueto, presidente da Acaps.

O superintendente da Associação dos Supermercados, Hélio Schneider, acrescentou: “Se é para o bem comum, temos que estar juntos. Mas é muito importante também o relacionamento do produtor com a área comercial dos estabelecimentos. É esse diálogo que permitirá identificar quais os pontos fracos do mercado regional que podemos aprimorar. Os vinhos brasileiros, por exemplo, são muito bons, mas vejo que os produtores de vinho de ouros países são mais eficientes em marketing”.

O executivo da Câmara da Findes, Fábio Dias, considerou produtivo o debate sobre o selo: “Houve uma aceitação muito grande dessa agenda para valorizar o produto capixaba. E não é só valorizar por valorizar: como lembrou o Luiz Coutinho (vice-presidente da Acaps), precisamos estimular o consumo de produtos que vão gerar emprego e renda aqui no Estado. Entendo que demos um passo importante nesse encontro”.

Nova gestão na Findes

Na abertura do encontro com a Acaps, o presidente da Findes, Léo de Castro, falou sobre a mudança no estatuto da Federação, que instituiu um Conselho de Administração, com 11 conselheiros, sendo dois deles independentes, para assegurar uma avaliação externa da estratégia da instituição.

O novo estatuto, aprovado em agosto do ano passado, institui também a figura de um CEO profissional para a gestão da Findes. “Esse estatuto também impede a reeleição e garante a profissionalização e a oxigenação da Findes. Assim, ninguém se perpetua na gestão e o presidente pode também cuidar de sua empresa”, observou Léo de Castro.

“Essa mudança no estatuto fortaleceu a minha decisão de aceitar o desafio de estar à frente da Federação. Por duas razões básicas: primeiro, pela instituição de um Conselho de Administração mais profissionalizado e, segundo, pela modernização do modelo de gestão, que impede a reeleição. Vivemos um momento de renovação e oxigenação. Vejo que os empresários hoje não têm mais tanta disponibilidade de tempo. Eles precisam estar à frente de seus negócios para garantir a renovação necessária também dentro de suas empresas. Esse modelo de gestão profissional que foi implementado na Federação do Espírito Santo está dando maior autonomia e visibilidade também para os diretores que vão atuar neste novo formato, que é diferente do que vinha sendo feito nos 62 anos de nossa entidade”, disse Cristhine Samorini, a presidente eleita da Findes.

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