Conheça os homenageados no Encontro da Indústria 2021

Cris Samorini, presidente da Findes, durante a abertura do 12º Meeting de Líderes Industriais

Lideranças do Espírito Santo que contribuem para o desenvolvimento da Indústria capixaba foram reconhecidas durante evento em Pedra Azul

 

Lideranças do Estado foram homenageadas durante o Encontro da Indústria 2021, evento anual promovido pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) e que reúne associados e lideranças da Findes em uma solenidade de reconhecimento a personalidades que mais se destacaram no período.  

A cerimônia consagrou na noite de sexta-feira (26) e na tarde de sábado (27), em Pedra Azul – onde também aconteceu o 12º Meeting de Líderes Industriais -, nomes que deram grande contribuição para o desenvolvimento da indústria capixaba.  

A presidente da Findes, Cris Samorini, falou sobre a importância da entrega das medalhas e destacou em seu discurso que o planejamento e o associativismo combinado com um objetivo comum pela busca de uma vida melhor, de um ambiente de negócios mais favorável e de um estado mais próspero é capaz de impulsionar a Indústria e a economia do Estado. 

“E um exemplo claro dessa união de esforços é o Encontro da Indústria, ocasião em que temos a oportunidade de reconhecer as lideranças que trabalham arduamente para construir um Espírito Santo melhor. Pessoas com as quais temos um importante diálogo. Pessoas que se dedicam para o desenvolvimento industrial. A vocês, o nosso muito obrigada. Vocês fazem a diferença!” 

Raphael Cassaro, vice-presidente do Cindes

O vice-presidente do Cindes, Raphael Cassaro, também agradeceu a dedicação dos industriais e lideranças em prol do setor e ressaltou que o momento permite uma grande conexão. 

“Realizar este evento após tanto tempo distantes é realmente muito gratificante. Esta é uma oportunidade de promover networking, aproximar pessoas e impulsionar negócios pela indústria.” 

Entre os destaques da noite estavam o presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Espírito Santo (Sindiplast-ES), Jackley Maifredo, e o presidente do Sindicato da Indústria de Papel e Celulose do Espírito Santo (Sindipapel), Armando Amorim. Eles foram agraciados com a Medalha do Mérito Sindical.  

Após receber a condecoração, Maifredo disse que, ao saber da notícia de que seria premiado com a medalha, revisitou tudo o que o Sindiplast havia feito nos últimos anos e se viu orgulhoso com as conquistas do setor.  

“Desenvolvemos muitas ações na pandemia, mostrando as diferentes aplicações do plástico e sua importância em nossas vidas. Eu só tenho a agradecer a todos os presidentes que vieram antes de mim, porque sozinho não fiz nada. Essa jornada tem sido muito gratificante, obrigado a todos.” 

Muito emocionado, Armando Amorim fez agradecimentos a sua mãe, esposa e filhos pelo apoio, além das lideranças da indústria de celulose do Espírito Santo, segmento no qual ele atuou por mais de 40 anos. 

Os empresários Etore Selvatici Cavallieri (Imetame) e Neide Sellin (Vixsystem), foram homenageados com a Medalha do Mérito Empreendedor da Indústria do ES.

“Na vida sindical, tive desafios enormes, mas sempre encontramos a melhor saída unindo experiência e juventude. Obrigado aos jovens talentosos que acreditam, trabalham e participam do associativismo, em especial à presidente Cris, que com dinamismo e juventude, representa muito bem a renovação que queremos na liderança da Findes.” 

Na mesma noite, receberam a Medalha do Mérito Empreendedor os empresários Etore Selvatici Cavallieri, do Grupo Imetame, e Neide Sellin, fundadora e CEO da startup Vixsystem.  

Cavallieri, que é considerado um dos maiores empreendedores do Estado, afirmou ser uma honra receber a homenagem e aproveitou a ocasião para elogiar a gestão da presidente da Findes, Cris Samorini. 

Antes de falar de mim, quero falar sobre a Cris. O trabalho que os antecessores iniciaram, Cris está dando continuidade com muito brilho. Nós, da indústria capixaba, estamos sendo muito bem conduzidos. E posso falar porque estamos juntos em muitas empreitadas em prol do Espírito Santo. Tenho visto o empenho da Cris e de sua equipe, o que nos dá muita alegria e a certeza de estar no caminho certo.” 

O empreendedor lembrou ainda do pai e disse que ele o ensinou duas coisas na vida: trabalhar e fazer o bem. “Fiquei pensando no motivo de ter sido escolhido para esta medalha, porque o Espírito Santo está muito bem servido de empresários trabalhadores. Muitas outras lideranças poderiam estar aqui nesta noite. Dedico essa homenagem à minha família e ao time da Imetame. Sei que ser empreendedor nunca foi fácil neste país, mas somos persistentes e até mesmo um pouco “artistas” por continuar criando mesmo diante dos desafios.” 

As lideranças sindicais Jackley Maifredo (Sindiplast) e Armando Amorim (Sindipapel), receberam a Medalha do Mérito Sindical da Findes.

Já Neide Sellin – empreendedora criadora da Lysa, um cão-robô que auxilia na locomoção de pessoas com deficiência visual, e que teve sua invenção eleita como uma das melhores do mundo -, disse estar muito honrada e grata pela homenagem. 

“Quero agradecer à Findes e à presidente Cris Samorini por estar aqui. É muito gratificante, como mulher, ser desbravadora no mundo dos negócios. Agradeço a Deus, à minha família e ao nosso time, porque sabemos de onde saímos. Hoje, celebramos por estar entre as 12 melhores tecnologias em desenvolvimento no mundo, mas sei quantos desafios precisamos enfrentar. É muito especial estar aqui porque sou prova das possibilidades que tantas meninas e meninos podem conquistar se tiverem a chance de se desenvolver.” 

As homenagens às pessoas que estimulam a Indústria continuaram na tarde de sábado (27), quando o Assessor Especial do Ministério da Economia, Jorge Lima, recebeu a Medalha do Mérito Industrial da Findes, e a senadora Rose de Freitas foi condecorada com a Medalha do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).  

Jorge Lima, que é mineiro, disse se considerar metade capixaba e demonstrou em seu discurso todo o carinho que tem pelo Espírito Santo. Ele também agradeceu a homenagem e destacou os desafios que o país tem pela frente. 

O assessor Especial do Ministério da Economia, Jorge Lima, recebeu a Medalha de Mérito Industrial da Findes.

“É uma honra imensa receber essa medalha. O que me levou a deixar a carreira empresarial para ingressar no poder público foi o desejo de mudar esse país. Não tenho paciência para o pessimismo. Jogamos mais de R$ 1 trilhão por ano no lixo com o Custo Brasil. Se não formos capazes de reduzi-lo, não seremos competitivos e não teremos um país mais forte”, defendeu. 

A última honraria do Encontro da Indústria foi dada à senadora Rose de Freitas pela sua dedicação ao setor, em especial com o olhar para a infraestrutura e logística capixaba. De forma virtual, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, prestou a homenagem à parlamentar.  

Ele ressaltou que a comenda além de valorizar o empenho da senadora para o desenvolvimento do setor industrial é também uma demonstração de respeito e admiração pela luta em favor dos direitos das mulheres e das minorias. “A luta da senadora Rose pela igualdade de oportunidades para os brasileiros serve de inspiração para todos nós”, frisou Andrade por meio de vídeo. 

Rose de Freitas, que recebeu os cumprimentos da presidente da Findes, Cris Samorini, do vice-presidente da CNI Léo de Castro, e do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, admitiu que mesmo com toda a experiência, fica muito emocionada em momentos como o do Encontro da Indústria.  

“Eu só tenho a honrar esse Estado, que me abrigou muitos anos atrás e por quem tanto tenho trabalhado. O caminho que trilhamos vai ficando marcado após tantas idas e vindas, mas sabemos que longe dele não conquistaremos nada. Precisamos unir esforços em nível nacional para seguir avançando, é nisso que eu acredito. A CNI e a Findes são grandes parceiras e tenho certeza de que ainda 

conquistaremos muito pelo nosso país”, pontuou a senadora.  

A 12ª edição do Meeting de Líderes Industriais, onde aconteceu o Encontro da Indústria, contou com o patrocínio das empresas: Bandes, Sicoob, Suzano, Vale, ArcelorMittal, EDP, Imetame, VLI (controladora da Ferrovia Centro-Atlântica), Abreu Judice Advogados, Damare, Garoto e V1. 

 

Por Beatriz Seixas

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial
29 de abril de 2024
Informe Estratégico – Alteração no cronograma de implantação do Domicílio Eletrônico Trabalhista
26 de abril de 2024
Informe Estratégico – Novas Portarias sobre exames toxicológicos a motoristas empregados