Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência

As indústrias capixabas desenvolveram um Plano de Auxílio Mútuo (PAM) para momentos de emergência, como em casos de incêndios em fábricas. Este é o primeiro PAM do Espírito Santo. Já em todo o Brasil, existem mais de 50 Planos.

O trabalho, que tem como foco a segurança das indústrias, foi uma iniciativa das indústrias do Centro-Norte do ES junto com a Findes e coordenado pelo Sesi Saúde ES. 

Ele também contou com o apoio do Observatório da Indústria da Findes, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Associação de Desenvolvimento de Linhares (Adel), empresas, entre outros.

Em novembro de 2023, a fábrica da Cacau Show, em Linhares, foi atingida por um incêndio. Semanas depois do ocorrido, a Placas do Brasil, localizada em Pinheiros, também registrou um incêndio. Nenhuma das ocorrências teve vítimas. Mas, em ambas, o apoio das empresas e comunidades locais foi fundamental para combater as chamas.

Após os casos, foi criado o Comitê de Resposta à Emergências da Região Centro-Norte do ES. A primeira reunião foi realizada na sede da Findes, em Vitória, em dezembro do ano passado.

Ao todo, 14 empresas integram o PAM. São elas: Athus Locações e Serviços, Cimol Móveis, Lasa Linhares Agroindustrial, Liesa Linhares Embalagens, MGM Móveis, Norte Recicla, Panan Móveis, Peroba Móveis, Placas do Brasil, Seacrest Petróleo, Suzano, Usina Alcon, Volare Veículos e WEG Linhares.

Já os municípios contemplados na iniciativa são: Aracruz, Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra, Pinheiros e Pedro Canário.

O Comitê foi o responsável pelo levantamento dos recursos que as empresas participantes possuem, como carros-pipa e equipe de brigada. Além disso, criou o Plano de Auxílio Mútuo, uma iniciativa de colaboração para unir as empresas, o Corpo de Bombeiros, o poder público e a comunidade no auxílio ao atendimento emergencial em casos de ocorrências de sinistros.

É importante ressaltar que o PAM é uma ferramenta que possibilita:

  • Preservar a vida, que é a prioridade máxima em um atendimento socorrista;
  • Mobilizar as empresas, comunidade e órgãos públicos para reduzir o tempo de espera por socorro;
  • Realizar ações coordenadas, com atribuições e estrutura definida em estatuto próprio;
  • Conhecer os recursos humanos e humanitários à disposição de todas as empresas em situação de emergência;
  • Controlar as ocorrências para reduzir o impacto ao patrimônio das empresas necessitadas.

Se sua empresa tem interesse em fazer parte do PAM Centro-Norte, entre em contato pelos telefones: (27) 99831-8001 ou (27) 99927-0977.

Faça parte dessa corrente de apoio mútuo!

 

Por Siumara Gonçalves

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