Câmara de alimentos e bebidas apresenta para deputado o selo produto 100% capixaba

A Câmara de Alimentos e Bebidas da Findes, integrada por representantes de toda a cadeia  agroalimentar do Estado, se reuniu nesta segunda-feira (8) com o deputado estadual Dary Pagung, para apresentar o selo Produto 100% Capixaba e para conhecer melhor um projeto de lei apresentado pelo parlamentar à Assembleia Legislativa.

O presidente da Federação da Agricultura, Júlio Rocha, esteve presente representando o setor e Hélio Schneider, superintendente da ACAPS, esteve representando os varejistas.

O deputado apresentou à Assembleia um projeto que obriga o comércio a reservar um local específico para produtos capixabas. Os representantes que estavam presentes na reunião da Findes destacaram a iniciativa como uma boa intenção do deputado, mas ressaltaram que ajustes precisarão ser feitos, pois alguns itens propostos no projeto de lei estão em conflito com a realidade dos estabelecimentos comerciais. Os presentes também elogiaram muito a postura do deputado, que se mostrou sensível aos pontos levantados e se colocou à disposição para o debate.

O selo Produto 100% Capixaba vem sendo debatido desde o ano passado na Câmara, em diálogo com os sindicatos do setor e também com o comércio varejista e a agricultura. “Temos que valorizar o produto local, gerando emprego e renda aqui. Uma de nossas metas é integrar cada vez mais todos os setores que compõem essa cadeia agroalimentar, do produtor rural, passando pela indústria e fechando o ciclo com o setor varejista, para construir esse processo com base no diálogo”, disse Vladimir Rossi, presidente da Câmara.

“Já contamos com a adesão de várias empresas autorizadas a usarem o selo. No último dia 2 de junho tivemos uma excelente reunião com os varejistas e estamos discutindo possibilidades de como poderemos, em conjunto, encontrar um modelo que possamos dar visibilidade ao produto capixaba. Essa é uma agenda conjunta e colaborativa do setor produtivo ”, afirma Fábio Dias, executivo da Câmara.

Um dos critérios para que o uso do selo Produto 100% Capixaba é que a indústria candidata ao selo seja associada ao sindicato de referência. A validação dos documentos é realizada pelo sindicato e submetida para aprovação de um Conselho Controlador.

Integrantes da Câmara consideraram muito produtiva a reunião com o deputado Dary Pagung.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi
30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial