Cris Samorini assume a presidência da Findes

Cris Samorini assume a presidência da Findes

Ao completar 62 anos de contribuições para o Espírito Santo, a Findes vive um momento histórico com a posse da Gestão 2020-2023: como presidente do próximo triênio, Cris Samorini se torna a primeira mulher a assumir a liderança máxima da Federação das Indústrias do Espírito Santo.

A cerimônia de posse do novo Conselho de Administração da Federação foi realizada na tarde desta quarta-feira (29) e teve participação do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, do governador Renato Casagrande, entre outras autoridades nacionais e estaduais.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente da Findes, a industrial Cris Samorini, destacou que tem plena convicção de que o Espírito Santo estará, muito em breve, entre os estados de referência do país. “Temos equilíbrio fiscal, material humano, ótimas universidades e empresas conscientes de seu papel na sociedade, todos os insumos necessários para seguir avançando e construindo as bases de uma economia cada vez mais sólida e uma indústria mais produtiva, inovadora e competitiva”, ressaltou Cris.

Segundo a presidente, a Findes, seguirá sempre em defesa do desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo. “Foi assim na década de 70 e assim será pelas próximas décadas”, complementou.

O ex-presidente da Findes, Léo de Castro, lembrou de importantes conquistas alcançadas pela Federação ao longo dos últimos três anos.  “Conseguimos colocar em pauta no debate estadual, na agenda da indústria e da sociedade capixaba, temas como produtividade, competitividade, a importância da infraestrutura, a melhoria do ambiente de negócios e a inovação como vetor de crescimento. Cumprimos a nossa agenda buscando sempre o diálogo e a convergência de interesses e de propósitos com o poder público e a sociedade, em todas as esferas: Executivo, Legislativo e o Judiciário”, disse Léo.

Segundo ele, a Findes recuperou o seu papel histórico de formuladora de políticas de desenvolvimento para o Espírito Santo. “Buscamos ser um agente de propostas e de mudanças, apontando caminhos baseados em fatos e dados, usando por exemplo o estudo 2035, do Ideies”, complementou.

Em seu discurso, Casagrande abordou a parceria do Governo do Estado com a Findes para a geração de oportunidades aos capixabas. “Estamos encerrando um mandato exitoso que o Léo de Castro liderou. Sabemos do compromisso da Cris e ser a primeira mulher a presidir a Findes quebra paradigmas e mostra que as mulheres são capazes de assumir qualquer papel. A Cris é pé quente, pois hoje tivemos o anúncio da renovação da outorga da estrada de ferro Vitória-Minas até Anchieta e a aprovação da urgência da Lei do Gás. O Governo do Estado trabalhará 100% ao lado da Findes”, afirmou.

Para o governador, o atual momento exige a união de todos em prol da sociedade. “É um momento duro para a gente viver, para governar e você irá enfrentar dificuldades. Se não tivermos indústria forte, não temos economia forte. Vamos trabalhar juntos para superar esse momento e gerar oportunidades aos capixabas”, enfatizou.

Leia na íntegra o discurso de posse da presidente da Findes Cris Samorini

Conheça o Conselho de Administração da Federação, que foi empossado ontem:

Natural de Vitória, é graduada em Administração de Empresas e tem MBA em Gestão de Negócios e Marketing. Diretora comercial e acionista da Grafitusa S/A, é presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Espírito Santo, Siges, da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf/ES, e presidente licenciada do Centro da Indústria Capixaba, Cindes.

Natural de Caiscais, Portugal, é Diretor da Cinco Estrelas Construtora e Incorporadora LTDA e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito, Sinduscon-ES.

Natural de Minas Gerais, é sócio da Casa do Silencioso e presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo, Sindirepa.

Natural de Minas Gerais, é sócio da Andazul Construtora e Incorporadora Ltda, foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Guarapari, Sindicig, no período de 2012 a 2020. Atualmente, ocupa o cargo de diretor administrativo financeiro do Sindicato.

Natural de Vila Velha, é proprietário da Panzonne, e foi presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo, Sindipães, entre 2017 e 2020.

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, já foi vice-presidente da Findes e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer). Atualmente, é diretor financeiro da GM Manutenção Industrial LTDA.

Natural de Colatina, é diretor presidente da PW Export Brasil S/A e presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Colatina, Sinvesco.

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, é sócio da Magban Mármores e Granitos Aquidaban Ltda e presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo, Sindirochas.

Natural de Vitória, é diretor da Villoni Alimentos e presidente do Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado do Espírito Santo, Sindimassas.

Pablo Francisco Gimenez Machado

Diretor Executivo de Relações e Gestão Legal da Suzano Papel e Celulose, é responsável pelas áreas jurídica e de relações institucionais. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), tem especialização em contratos, direito comercial e negociação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrado (LL.M) em Direito do Comércio Internacional pela Universidade da Califórnia, Martin Luther King School of Law (EUA).

Rafael Lucchesi

É diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), acumulando, também, o cargo de diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e de diretor-superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI). Economista, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Representantes junto à Confederação Nacional das Indústrias (CNI)

Natural de Vitória, é graduada em Administração de Empresas e tem MBA em Gestão de Negócios e Marketing. Diretora comercial e acionista da Grafitusa S/A, é presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Espírito Santo, Siges, da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf/ES, e presidente licenciada do Centro da Indústria Capixaba, Cindes.

Natural de Muriaé, Minas Gerais, é acionista da Fibrasa S/A e presidente da Findes até julho de 2020. Anteriormente, exerceu os cargos de presidente e de diretor financeiro no Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espirito Santo, Sindiplast-ES.

Natural de Linhares, é acionista da Estel Participações e Investimentos S/A, e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo, Sindifer.

Natural de Linhares, é acionista e diretor da Rimo S/A Indústria e Comércio, e foi presidente do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário Linhares, Sindimol.

Conselho Fiscal

Natural de Vitória, é diretora da Ibrata Mineração Ltda e presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Pedreiras e Areia do Estado do Espírito Santo, Sindipedreiras.

Natural de Vitória, é sócio da Indústria Frigorífico Corella Ltda e, atualmente, exerce mandato de diretor do Sindicato da Indústria do Frio do Estado do Espírito Santo, Sindifrio.

Natural de Mantena, Minas Gerais, é diretora administrativa financeira da Ervas Naturais Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda., e presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais, de Produtos Farmacêuticos, Preparação de Óleos Vegetais e Animais, de Sabão e Velas, da Fabricação de Álcool, de Tintas e Vernizes e de Adubos e Corretivos Agrícolas do Estado Espírito Santo, Sindiquímicos.

Natural de Vitória, é sócio da Martins e Martins Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ldta ME, e presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem do Estado do Espírito Santo, Sinrecicle.

Natural de Resplendor, Minas Gerais, é sócio diretor da Nobre Indústria e Comércio Ltda e presidente do Sindicato da Indústria de Alimentos Congelados, Supercongelados, Sorvetes Concentrados e Liofilizados do Estado do Espírito Santo, Sincongel.

Natural de Linhares, é sócio da Indústria de Roupas Água Viva Ltda. e presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Linhares, Sinvel.

Novo Estatuto

O Conselho de Administração da Federação foi eleito com base no novo estatuto, aprovado em agosto de 2019. O grande objetivo das mudanças é a modernização, tornando a instituição mais transparente e com uma gestão participativa.

O modelo de governança agora é adequado à natureza privada da instituição, adotando as melhores práticas que são recomendadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Além disso, entre as alterações, o Conselho de representantes passa a ser a Assembleia Geral.

O novo modelo de governança prevê um Conselho de Administração com 11 membros, sendo dois deles conselheiros independentes. Os conselheiros independentes têm a função de proporcionar um monitoramento da estratégia e um olhar externo à instituição.

Também foi criado um Comitê de Finanças, que assessora o Conselho de Administração e está integrado aos Órgãos de Assessoramento da Federação. Outra mudança é que a Diretoria Executiva passa a ser composta por executivos contratados e que já fazem parte do Sistema.

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo