A primeira reunião itinerante coordenada pela Diretoria Regional aconteceu em Iúna
“Em nossa primeira de muitas reuniões itinerantes gostaria de solicitar aos empresários do município de Iúna que venham compor nosso Conselho Regional e nos ajudem na criação de projetos que atendam às necessidades dos diferentes setores produtivos, dando mais viabilidade às nossas potencialidades regionais”. Com este discurso, o vice-presidente institucional da Findes em Venda Nova do Imigrante e região, Sérgio Brambilla, coordenou nessa quarta-feira (15) a primeira reunião itinerante realizada no município de Iúna.
O encontro contou com a participação do prefeito municipal, Rogério Cruz, secretários municipais, conselheiros da Regional e empresários locais. O objetivo das reuniões itinerantes é contribuir para a interiorização das ações do Sistema Findes, uma das cinco diretrizes da gestão Marcos Guerra: interiorização, educação, associativismo, relacionamento institucional e qualidade de vida.
Um dos principais desafios destacados por Brambilla, é reunir um grupo de conselheiros que trazem demandas para a Diretoria Regional, para que a Federação atenda todos os municípios do Estado, levando a interiorização dos produtos e serviços que ela disponibiliza.
Um dos principais desafios destacados por Brambilla, é reunir um grupo de conselheiros que trazem demandas para a Diretoria Regional, para que a Federação atenda todos os municípios do Estado, levando a interiorização dos produtos e serviços que ela disponibiliza.
Brambilla anunciou ainda que atendendo ao pedido dos industriais e da prefeitura municipal, vai disponibilizar para o município de Iúna, por meio do Senai, as Unidades Móveis de Solda, Panificação, Informática e Marcenaria. Com o objetivo de qualificar mão de obra local para atender à indústria local.
O prefeito Rogério Cruz enfatizou a importância que o setor produtivo tem para promover o desenvolvimento e considerou que os empresários têm competência para fortalecer a economia local.
“Nosso forte aqui em Iúna é a agroindústria e precisamos do Sistema Findes para alavancar este setor produtivo. Esta iniciativa da Diretoria de Venda Nova do Imigrante de trazer o fórum de debate à nossa cidade é fundamental para impulsionar ações que promovam o desenvolvimento local. Precisamos dessa aproximação”, pontuou.
Na oportunidade, o conselheiro e presidente do Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado do Espírito Santo (Sindimassas), Levi Tesch, concedeu depoimento aos participantes da reunião sobre as ações da Diretoria Regional.
“Neste período de retração econômica e desconfiança do empresariado com o mercado, precisamos nos unir mais para que juntos com os mesmos ideais busquemos alternativas para superar a crise. E a Findes permite esse debate e leva nossas sugestões a nível de Estado e de Brasil. Outra grande vantagem que temos é o forte relacionamento institucional, que nos permite enxergar oportunidades de negócios além de nos fazer crescer enquanto industriais”, completou.
O Núcleo da Findes em Venda Nova do Imigrante e região vai realizar reuniões itinerantes nos dez municípios que compõem a Regional. A segunda reunião itinerante será realizada no município de Domingos Martins, com data, local e horário a serem definidos pelos diretores.
Por Milan Salviato