O presidente do Sistema Findes tirou dúvidas e apresentou um panorama da economia nacional à plateia
Carga tributária elevada, competição com produtos importados, baixa qualificação e custos burocráticos. Todos estes fatores são entraves conhecidos dos empreendedores brasileiros. Buscando compreendê-los e superá-los, o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, palestrou na última quinta-feira (16) em evento promovido pelo Instituto Líderes do Amanhã.
Cerca de 100 jovens empresários e membros da Findes puderam trocar experiências com o industrial colatinense, que tirou dúvidas e apresentou um panorama da economia nacional à plateia. “Ser empreendedor não é fácil, exige agressividade, inovação e coragem”, destacou. Segundo o presidente do Sistema Findes, um dos maiores problemas é a desinformação.
“Dados do IBGE mostram que, após o quarto ano de vida, somente 50% dos negócios do país sobrevivem. E o mais grave: 80% fecham no primeiro ano. O problema é que apenas 14% dos empreendedores buscam algum órgão para obter informações”, exemplifica Guerra. “Tão importante quanto o planejamento do negócio é a informação”, acrescenta.
Presidente falou ao lado de lideranças jovens do Espírito Santo
Ao longo da palestra, o industrial detalhou a forma como a indústria vem enfrentando a crise econômica. “Nosso Estado é, proporcionalmente, o mais industrializado do país, com participação do setor em 40,5% do PIB. Estamos enfrentando dificuldades, mas as mudanças no Governo Federal e a nova equipe econômica aumentaram a confiança do empreendedor”, pontuou.
Ao final do encontro, Guerra enfatizou a importância do encontro com jovens empreendedores. “Hoje em dia, estamos perdendo muitas mentes talentosas para carreiras mais estáveis, por medo da tarefa árdua que é conduzir um negócio próprio no Brasil. Espaços como este são essenciais para estimular a formação de empresários criativos e inovadores”, enalteceu.
Por Rafael Porto