Os jovens estão treinando até três vezes por semana para fazer bonito na competição
Já está quase tudo pronto para a viagem dos alunos do Sesi Jardim da Penha para a cidade de Sydney, na Austrália. E não será a passeio. Os seis estudantes da equipe The Walking Lego foram selecionados para a etapa mundial do Torneio de Robótica First Lego League – Torneio FLL -, que acontecerá entre os dias 3 e 5 de julho. Eles ficaram em 2º lugar na categoria “Programação” na etapa nacional, ocorrida em Brasília no começo deste ano.
Para conquistar uma nova premiação, os alunos estão treinando até três vezes por semana na unidade de Jardim da Penha. Na competição, eles serão avaliados em quatro etapas: design do robô, que inclui a programação; a pesquisa para o desenvolvimento do robô; o core values (trabalho em equipe); e o desafio do robô (execução das tarefas). Para fazer essa apresentação, além do treinamento, os alunos estão estudando a língua inglesa, já que tudo será explicado em inglês.
“Os treinos têm sido intensos”, enfatiza a analista de Desenvolvimento Sênior do Sesi-ES, Olivia Costa de Oliveira, que também viajará para a Austrália atuando como um dos três técnicos que acompanharão a equipe The Walking Lego na competição. “A equipe se reúne de duas a três vezes por semana no Sesi Jardim da Penha. Temos feito reforços tanto na mesa do robô quanto no projeto de pesquisa. Têm ocorrido, inclusive, treinos aos sábados, além do reforço nas aulas de inglês com a analista técnica Julia Pim, que atua no Programa Conexão Mundo, voltado justamente para o aprendizado avançado da língua inglesa dos alunos”, completa Olívia.
“Eles estão muito animados e ansiosos, é claro”, afirma o professor de Empreendedorismo e Robótica do Sesi, Bruno de Castro, que também viajará para a Austrália como técnico da equipe The Walking Lego. “Nós estamos juntos há mais de um ano desenvolvendo esse trabalho e a sinergia entre todos é grande. Claro que os treinos mais intensos de agora aperfeiçoaram ainda mais o desempenho deles, que já era excelente. Tanto é que um vídeo que divulgamos com a nossa pontuação na prova da mesa do robô foi compartilhado pela página oficial do Torneio FLL do Brasil, pois registramos um desempenho muito acima da média”, destaca o professor e técnico dos alunos do Sesi Jardim da Penha.
De acordo com Bruno de Castro, independentemente do resultado, a maior conquista desses jovens será a experiência vivida em outro país. “Sem dúvida essa viagem será algo que marcará para sempre a vida deles. Claro, estamos treinando para vencer, mas o mais importante é a experiência de vida deles, de estarem em contato com jovens de todo o mundo, falando uma outra língua, absorvendo uma cultura bem diferente da nossa – inclusive, já existe uma interação virtual entre eles”, completa.
Os jovens da equipe The Walking Lego e seus técnicos embarcam no próximo dia 28 de junho para Sydney, Austrália. Participam do torneio FLL 40 equipes de vários países. Estamos na torcida!
Por Fabio Martins