O vice-presidente da Findes, Manoel Pimenta, participou da abertura oficial da maior feira do setor de rochas da América Latina.
O vice-presidente da Findes, Manoel Pimenta, acompanhado de dirigentes do Sistema Findes, participou nesta terça-feira (18) da abertura oficial da Vitória Stone Fair-Marmomacc Latin America 2014, que contou com a presença do governador Renato Casagrande, do presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas), Samuel Mendonça, e de diversas lideranças políticas e empresariais do Estado.
Em seu discurso, Manoel Pimenta destacou a importância do setor para a economia capixaba. “Nós, da Federação das Indústrias do Espírito Santo, temos muito orgulho de ter em nosso Estado o setor de rochas ornamentais, que tanto enobrece nossa economia e nos orgulha internacionalmente, levando o nome do nosso Espírito Santo a todos os países que adquirem nossas pedras”.
O presidente da Findes, Marcos Guerra, não pôde comparecer à abertura do evento porque estava em Brasília, onde participou da reunião de diretores da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em artigo publicado em A Gazeta nesta quarta-feira (19) sobre os desafios do setor de rochas ornamentais, Guerra defendeu a agilidade na questão logística, com investimentos em estradas e portos de águas profundas para dinamizar o escoamento e baixar o custo da exportação que incidem sobre os produtos do setor.
“É necessário resolver os gargalos logísticos e burocráticos que prejudicam a cadeia produtiva e ameaçam reduzir seu patamar de produtividade. Uma vez que o granito é extraído no norte e noroeste do Estado e trabalhado no polo de beneficiamento no sul, é imprescindível que o transporte rodoviário ofereça segurança e custos competitivos – o que, infelizmente, não ocorre, devido ao excesso de veículos nas estradas e à má qualidade de nossas rodovias, problemas que se somam à ausência de investimentos em ferrovias. Além disso, o setor, que movimenta um volume muito grande de pedras brutas, muitas vezes é penalizado com custos altos e demora nos portos capixabas, obrigando os empresários a recorrerem aos portos dos Estados vizinhos para tornar suas exportações mais céleres. Um porto de águas profundas, especializado na movimentação de contêineres, seria uma das soluções para tornar o setor mais competitivo, além, é claro, de abrir as portas para outros segmentos da produção nacional”, argumentou Guerra.
A Feira
Com 420 expositores, sendo 120 internacionais, a feira se projeta como a mais importante da América Latina para o setor de rochas ornamentais e está preparada para receber visitantes de todo o mundo entre os próximos dias 18 e 21 de fevereiro, no município da Serra.
Primeira feira realizada em conjunto com o grupo italiano VeronaFiere, a edição deste ano reforça um novo posicionamento no mercado internacional e será impulsionada pelo bom momento vivido pelo setor brasileiro de rochas ornamentais, que registrou um crescimento de 27% nas exportações em 2013. O Espírito Santo, local onde será realizada a feira no Brasil, é o principal estado exportador e beneficiador dessas rochas no país.
“A presença das principais empresas do setor da América Latina e do mundo confirma a importância do evento no calendário mundial do segmento. Integrada agora a uma rede de eventos internacionais, a Vitória Stone Fair-Marmomacc Latin America 2014 chega com o propósito de incrementar a capacidade de negócios e de incentivar e ampliar o uso de rochas ornamentais brasileiras na construção civil e em decoração em todo o mundo”, destacou Cecília Milaneze, da Milanez & Milaneze, empresa realizadora do evento.
Novidades
A Vitória Stone Fair-Marmomacc Latin America 2014 contará com várias novidades para o mercado, revelando tendências para o setor de rochas ornamentais, a construção civil, a arquitetura e o design. Os visitantes terão a chance de conhecer novos materiais super exóticos, exóticos, clássicos, pedras translúcidas, quartzitos e ardósias, além de novas formas de beneficiamento das rochas, insumos, maquinários e tecnologias.
Um dos destaques são as missões empresariais de diversos países da América Latina, Europa e Ásia, com a presença efetiva de compradores em potencial, tornando a feira um local voltado para a concretização de negócios ao longo do ano. Realizado pela primeira vez no Brasil, o Projeto Comprador América Latina, por exemplo, vai reunir empresários interessados em conhecer de perto as novidades da feira e negociar diretamente com as empresas participantes.
A Vitória Stone Fair-Marmomacc Latin America 2014 contemplará ainda um projeto inédito da Marmomacc Stone Academy, em parceria com entidades nacionais e as internacionais AIA (American Institute of Architects) e Royal Architects Institute of Canada (Raic), que contará com uma ampla programação voltada para arquitetos e designers brasileiros e estrangeiros.
Saiba mais
Vitória Stone Fair/Marmomacc Latin America 2014
Data: 18 a 21 de fevereiro de 2014
Local: Parque de Exposições de Carapina, no Espírito Santo-Brasil
Entrada: para convidados e empresários do setor
Informações: www.vitoriastonefair.com.br