18/02/2014 – Equipe do Sesi Cachoeiro participa de torneio nacional de robótica em Brasília

Uma equipe do Sesi Cachoeiro participa, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, do Torneio Nacional de Robótica, em Brasília. Essa é a primeira vez que uma delegação do Sesi capixaba é selecionada para a competição nacional, que teve início em 2013. O torneio é classificatório para a etapa mundial, a ser realizada em maio nos EUA. Trata-se de uma oportunidade única para esses alunos do Ensino Médio, que já tomam contato com o que é considerado o topo na indústria – a robótica, o segmento que agrega mais tecnologia e inovação.

O torneio propõe que estudantes usem a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. Para a temporada 2013/2014, o desafio proposto é “Fúria da Natureza”. Os participantes devem explorar e propor soluções inovadoras para prevenir desastres naturais como tornados, ciclones, avalanches, tempestades e enchentes, entre outros.

A equipe do Sesi Cachoeiro, batizada de Avalon, é formada por sete alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, e pelos professores de Informática e Física, respectivamente Valderedo Fontana e Searom Moraes. Por meio de uma experiência criativa, os competidores resolvem problemas do mundo real: planejam, projetam, constroem e programam robôs, despertando o interesse dos alunos em temas como Ciência e Tecnologia.

Além do Desafio do Robô, a equipe capixaba vai apresentar um projeto de pesquisa inovador chamado INIR – Indicador de Nível de Rio – que tem como proposta monitorar e analisar o nível de um determinado rio para mapeamento de áreas sujeitas a alagamentos e tratar o comportamento da bacia hidrográfica ao longo do tempo, por meio da utilização de um aplicativo para celular criado pelo grupo.

A equipe do Sesi Cachoeiro foi classificada na etapa Regional Sudeste, realizada em Minas Gerais em novembro de 2013, reunindo 37 escolas públicas e privadas do Espírito Santo e do Estado mineiro. “Estamos muito felizes em poder participar da competição e representar o nosso Estado. É uma oportunidade para se trabalhar valores, raciocínio lógico, tomada de decisão, perseverança, pesquisa científica e trabalho em equipe. Chegar até aqui já é uma grande vitória para o grupo”, comemorou o professor de Informática, Valderedo Fontana.

Os primeiros cinco colocados em cada categoria na etapa nacional, em Brasília, estarão automaticamente classificados para os torneios internacionais.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

8 de outubro de 2024
PIM-PF: Em 12 meses, produção industrial do ES cresce 6,1%
3 de outubro de 2024
Informe Estratégico – Novo modelo de transação tributária para débitos de ICMS
2 de outubro de 2024
Sesi ES oferece mais de 300 vagas gratuitas para Nova EJA, com certificação profissional