Vale apresenta cronograma da ferrovia que ligará Santa Leopoldina a Anchieta

Diretor de Assuntos Regulatórios da Vale, Marcelo Sampaio, detalhando o projeto de implantação do Ramal Anchieta, na sede do governo estadual (12/07/2023) | Foto: Hélio Filho/Governo ES

A reunião sobre a ferrovia EF-118 ocorreu nesta quarta-feira (12), no Palácio Anchieta, com participação do governo estadual, Findes, autoridades e lideranças empresariais  

A Vale apresentou, nesta quarta-feira (12), o cronograma para a implantação do Ramal Anchieta, primeira parte da Estrada de Ferro Vitória-Rio (EF-118), que compreende o trecho entre Santa Leopoldina e Anchieta. O detalhamento da execução da primeira etapa da ferrovia, que deve custar R$ 6 bilhões e está previsto para ser entregue até 2030, aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória. 

Está prevista uma linha tronco (trajeto de longa distância) com extensão de cerca de 80 quilômetros e uma conexão com o Porto de Ubu e pátio ferroviário, totalizando aproximadamente 20 quilômetros de extensão. Ao todo, serão 100 quilômetros que passarão pelos municípios de Cariacica, Viana, Vila Velha e Guarapari, até chegar em Anchieta.  

Participaram da apresentação o governador do ES, Renato Casagrande; o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini; além de representantes da Vale, autoridades e lideranças empresariais. 

“Quero agradecer a todos da Vale que estão aqui apresentando esse projeto tão bem arquitetado. Nós queremos juntos fazer o desenvolvimento do Espírito Santo. Geramos mais empregos e crescemos acima da média nacional. Não é o governador sozinho que faz isso. É o resultado da ação de todos nós”, disse Casagrande. 

 

A presidente da Findes lembrou que a política de desenvolvimento do Espírito Santo deve ter como principais diretrizes dois aspectos essenciais e estratégicos para o setor produtivo: energia e logística. 

“São esses pilares que vão permitir que a indústria capixaba se desenvolva no seu pleno potencial, com competitividade. A Findes tem desenvolvido trabalhos técnicos em alto nível para demonstrar toda a aptidão do estado como alternativa logística para o país. E a articulação do Governo está alinhada com o que defendemos, que é atrair investimentos para a EF-118 e fortalecer o complexo logístico capixaba. E assim, favorecer o escoamento de cargas pelo litoral do ES”, afirmou Cris Samorini. 

Já o diretor de Assuntos Regulatórios da Vale, Marcelo Sampaio, destacou que a mineradora vem realizando estudos técnicos desde 2020. Entre eles: topografia, sondagem e análise geofísica, social e ambiental ao longo do traçado. O projeto básico já foi concluído para o trecho da linha tronco e está em desenvolvimento o trecho de conexão com Ubu.  

Segundo ele, no início de 2024, com a conclusão dos estudos, a Vale pretende entrar com o pedido de Licenciamento Ambiental Prévio junto aos órgãos competentes e também realizará estudos complementares para obtenção da Licença de Instalação.    

“Avançamos muito no desenvolvimento do projeto, que vem sendo acompanhado por um grupo de trabalho coordenado pelo Governo do Estado e composto por representantes de órgãos públicos, da Findes, do ES em Ação e da Vale. A partir do momento em que tivermos todas as licenças e a liberação das áreas para as obras, o prazo de implantação da ferrovia é de cerca de 60 meses”, destacou Marcelo Sampaio. 

Ainda sobre o projeto, o governador do Estado destacou:  

“A Vale é uma potência mundial que está assumindo um compromisso público de fazer a ferrovia. A partir de agora tem cronograma, prazo e todos nós podemos ajudar. Os gargalos agora são as desapropriações e licenças ambientais. Os prefeitos podem nos ajudar muito na questão das desapropriações. Vamos fazer nossa parte para dar suporte para a empresa iniciar o mais rápido possível as obras”, disse Casagrande. 

Reprodução da apresentação, realizada pela Vale, com o trajeto da ferrovia EF-118 (12/07/2023) | Arte: Vale/Divulgação

Ferrovia Kennedy

Além de construir o Ramal Anchieta, a Vale se comprometeu a doar o projeto básico da Ferrovia Kennedy, um trecho de 87 quilômetros que liga o Ramal Anchieta ao município de Presidente Kennedy, que representa o primeiro trecho da EF-118.   

O projeto básico é fundamental para viabilizar investimentos desse porte, tanto na priorização de ações junto aos órgãos públicos, quanto na atração de parceiros e investimentos para sua construção. A previsão é que o projeto seja doado ao Governo do Espírito Santo em 2024. 

Segundo o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, “Esse esforço de colaboração é fundamental, na medida em que a Vale apresentou no dia de hoje (12/07) um cronograma demonstrando claramente que o projeto de engenharia está pronto, que os estudos ambientais estão prontos. Este não é um projeto do Governo e nem da Vale, é um projeto do Estado do Espírito Santo, que será vetor de muita prosperidade e de muita geração de oportunidades, principalmente no Sul capixaba”, comentou.

Ferraço ainda destacou a relevância do projeto para toda a região. “No primeiro momento, chegamos ao polo industrial de Anchieta e no segundo momento, queremos chegar na divisa com o Rio de Janeiro, onde teremos o complexo do Porto Central. Será um grande horizonte de oportunidades para a região Sul. Vamos trabalhar para que o Estado continue prosperando. Serão R$ 6 bilhões de investimento, na primeira etapa, que vão gerar cerca de 1,5 mil postos de trabalho”, completou.

Com informações da Vale 

 

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