Realizar entregas, promover o desenvolvimento econômico do Espírito Santo e fortalecer a indústria. Com esses objetivos em foco, as entidades do Sistema Findes enfrentaram os desafios de 2015 e promoveram mais um ano de conquistas para os trabalhadores capixabas. De janeiro a dezembro, o presidente Marcos Guerra, com apoio do grupo de voluntários, executivos e empregados do Sistema Findes, trabalhou para dar andamento às 71 ações que guiam a atual gestão.
Norteada pelos investimentos em educação, interiorização, associativismo, relacionamento institucional e obras, a Findes se articulou em defesa dos interesses da indústria, quer seja cobrando, formulando soluções ou inaugurando novas unidades. Atuante no Espírito Santo e em Brasília, a Federação fez de 2015 um ano de robustecimento institucional, ampliando sua presença nos debates que marcaram os últimos 12 meses, se posicionando diante de ameaças e oportunidades para o país.
Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo
No início de janeiro, o presidente Marcos Guerra foi também empossado presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, conquista que deu visibilidade às demandas das micro e pequenas empresas do Espírito Santo.
Para consolidar a marca da indústria no interior do Estado, Marcos Guerra inaugurou novas diretorias regionais da Findes em Vila Velha, Serra, Cariacica e Santa Maria de Jetibá – na última, acompanhado do governador Paulo Hartung e do embaixador da Alemanha no Brasil.
O ano de 2015 também foi marcado pela chegada de novos sindicatos à Findes, iniciativa que organiza setores sem representação institucional e enfatiza a força do Sistema Indústria. Com a filiação do Sinrecicle e a criação de Sinaes (Audiovisual), Sindijoias e Sindirações, a Federação das Indústrias passa a dialogar com novas cadeias produtivas, abrindo novas possibilidades de investimentos e ações conjuntas. Saem ganhando a iniciativa privada e os trabalhadores da indústria.
Diante da escassez hídrica, o presidente Marcos Guerra – também presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria – discutiu soluções durante todo o ano. Em setembro, representou o presidente Robson Braga de Andrade no “CNI Sustentabilidade”, que contou com a presença da ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Em novembro, foi realizada em Vitória a reunião nacional do Coema, que debateu a crise hídrica do Estado.
O encontro com lideranças políticas, executivos de grandes indústrias e especialistas, por sinal, foi uma constante em 2015. No leque de autoridades que se reuniram com o presidente Marcos Guerra estão os ministros Eduardo Braga (Minas e Energia), Guilherme Afif Domingos (Micro e Pequena Empresa), Antônio Carlos Rodrigues (Transportes), Vicente Guillo (ANA), além de prefeitos, deputados, embaixadores e cônsules de Alemanha, Holanda, Itália, Reino Unido e Estados Unidos.
As missões internacionais também fizeram parte das ações em prol do Espírito Santo. Durante encontro da presidente Dilma Rousseff com o presidente Barack Obama em Washington, a Findes integrou comitiva da CNI nas reuniões com industriais norte-americanos. Outros eventos com alto potencial de prospecção de negócios para a indústria capixaba tiveram representação institucional de lideranças do Espírito Santo.
Para reconhecer e validar o importante papel da imprensa capixaba, foi realizado mais uma vez o Prêmio Findes de Jornalismo, iniciativa que reúne jornalistas, editores, chefes de reportagem e diretores de redação. Considerado o maior prêmio do Espírito Santo, o evento foi prestigiado pelos principais jornalistas do Estado e citado nos maiores veículos de comunicação do Espírito Santo.
Ainda no campo institucional, a Findes se fez presente nos principais eventos, feiras e seminários promovidos em terras espírito-santenses, como Acaps Panshow, MecShow, Vitória Stone Fair, Avança Sul/Norte, Meeting de Líderes Indústrias, entre outros.
Confira as retrospectivas das entidades do Sistema Findes:
Serviço Social da Indústria – Sesi-ES
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai-ES
Instituto Euvaldo Lodi – IEL-ES
Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo – Ideies
Centro da Indústria do Espírito Santo – Cindes