Equipes do Senai Vila Velha e Inova Findes que desenvolveram o inovador projeto Ecopavis
O maior evento do setor da indústria de construção do Espírito Santo terá a presença do Sistema Findes em peso. A Expo Construções, que acontece nesta semana, entre os dias 4 e 7 de novembro, no Pavilhão de Carapina, na Serra, contará com a participação de 13 sindicatos empresariais, palestras e minicursos de Sesi, Senai e IEL, clínicas tecnológicas promovidas por sindicatos industriais, exposição de projetos do Inova Findes, além de unidades móveis de treinamento. Trata-se da força do segmento de construção no Estado, que contabiliza previsão de aproximadamente R$ 9 bilhões em investimentos até 2017 e é tido como um dos que mais cresce em território capixaba.
O presidente do Sinduscon-ES, Aristoteles Passos Costa Neto, o governador Renato Casagrande, o presidente Marcos Guerra, e o presidente da Câmara Setorial da Indústria de Materiais da Construção, Dam Pessotti.
A programação de palestras acontece no dia 7, com os seguintes temas: Eficiência Energética na Construção Civil, com Álvaro Dias Marques (Senai-ES); Estratégia e Medição do Desempenho Empresarial, com José Vieira Neto (IEL-ES); e Saúde e Segurança no Trabalho, com Patrícia da Cruz Cunha (Sesi-ES). Além das palestras, nesse dia diversos sindicatos industriais promoverão clínicas tecnológicas abordando segmentos como cerâmica, rochas ornamentais, vidros, tintas e outros. A programação de palestras e clínicas pode ser acessada em no site do evento.
No estande do Sistema Findes: secretário de Estado de Desenvolvimento, Nery de Rossi, e Marcos Guerra
No estande do Sistema Findes, além dos serviços de Sesi, Senai e IEL prestados para o setor de construção, serão oferecidos dois minicursos: “SketchUp – software proprietário para a criação de modelos em 3D no computador e aplicado na construção civil”, e “Revit – software para a arquitetura” – desenvolvido dentro do conceito de Modelagem das Informações de Construção (BIM), permite ao usuário criar utilizando modelagem paramétrica de elementos e se trata de uma nova concepção de Computer Aided Design (CAD) que oferece completa associatividade bi-direcional.
O presidente Marcos Guerra participou da solenidade de abertura da Expo Construções
Além destes dois minicursos, estão expostos no estande o Laboratório de Construção Civil do Senai-ES e dois projetos: Ecopavis, desenvolvido por alunos e docentes do Senai Vila Velha, que promove o reaproveitamento de 100% de resíduos sólidos da indústria de rochas ornamentais para a fabricação de pavimentos de alta qualidade, e AQUA, também do Senai Vila Velha, que consiste em projetos de edifícios habitacionais de alta qualidade ambiental (AQUA) nas fases de Programa, Projeto e Construção, com um sistema composto por quatro categorias (ecogestão; conforto; saúde; ecoconstrução), subdividas em 14 requisitos de desempenho ambiental.
Completando a participação do Sistema Findes na feira, estão expostas as Unidades Móveis de Espaço Confinado (NR33) e Trabalho em Altura (NR35), ambos do Senai-ES; Serviços Tecnológicos e Inovação em Eficiência Energética do Senai-ES; Unidade Móvel de Saúde Ocupacional e Audiometria do Sesi-ES; e as Ilhas por segmento (gesso, plástico, cimento, cerâmica vermelha e rochas ornamentais), promovidas pelos sindicatos industriais correlatos.
Informações completas sobre o evento: http://www.expoconstrucoes.com.br