Em solenidade realizada na noite do dia 23 de julho, 73 fornecedores de empresas capixabas foram recertificados pelo Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor) nos sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional e Gestão Financeira, Fiscal e Trabalhista.
O evento marcou a manutenção dos certificados de qualidade das empresas, assegurando sua capacidade de oferecer produtos e serviços de acordo com as condições determinadas pelo cliente, tais como especificação, prazo e qualidade.
Para o gerente de Fornecimento de Bens e Serviços no Espírito Santo da Petrobras, Cristiano Levone, o Prodfor aprimora o sistema de gestão das empresas e a recertificação é a garantia da manutenção da qualidade. “Quando um fornecedor atinge a maturidade na gestão e certifica o seu sistema, recertificando-o consecutivamente, a empresa ganha muito mais respeito do mercado. É um investimento que traz crescimento e amadurecimento internos”.
Estiveram presentes na solenidade o superintendente do IEL-ES, Fábio Dias; o gerente de Fornecimento de Bens e Serviços no Espírito Santo da Petrobras, Cristiano Levone; o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra; o vice-presidente da Findes, Benízio Lázaro; e o diretor administrativo da Findes, Luciano Raizer.
O superintendente do IEL-ES, Fábio Dias, fez uma analogia ao ditado ‘Mar calmo nunca fez um bom marinheiro’ para explicar que, em muitos casos, a empresa cresce quando enfrenta dificuldades. “É nesses momentos que temos mais criatividade e revemos alguns conceitos. Então, quando vocês, fornecedores, recebem o certificado e entendem que manter a qualidade no sistema de gestão é prioritário, certamente vocês se tornam diferenciados. Hoje temos 73 marinheiros mais bem preparados para enfrentar qualquer situação”.
“Com 18 anos de parcerias em prol do desenvolvimento da indústria, o Prodfor alcançou sua maioridade. Neste momento desafiador que vivemos, o programa é de suma importância, porque abre portas não apenas no cenário local, mas cria uma referência positiva, inclusive nos mercados nacional e internacional. A indústria capixaba segue crescendo acima da média do país, graças ao bom desempenho das grandes empresas. O Prodfor gera oportunidades para pequenas e médias indústrias e se torna uma ferramenta fundamental para estimular toda a cadeia produtiva”, disse o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, no encerramento do evento.
A cerimônia de recertificação pelo Prodfor contou com a participação de fornecedores do Programa e de representantes das mantenedoras ArcelorMittal, Canexus, Cesan, EDP, Fibria, Samarco, Vale, Technip, Sebrae e Petrobras.