Serra lança 1º sistema digital para aprovação de obras no país: Findes apoia iniciativa

 A prefeitura da Serra lançou na tarde desta terça-feira (9) o 1º Sistema Digital para aprovação 100% on-line de projetos para a execução de obras residenciais e comerciais no município. Por meio dele, a empresa ou profissional cadastra o projeto, envia documentos e emite na hora as taxas necessárias para o licenciamento da obra.

A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo – Findes, Cris Samorini, e o vice-presidente da Federação, Paulo Baraona, acompanharam o lançamento do novo sistema na sede da Prefeitura, na Serra, em solenidade com o prefeito Sérgio Vidigal e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Cláudio Denicoli.

“Gostaria de cumprimentar o prefeito Sérgio e o secretário Cláudio Denicoli, que já são conhecidos parceiros do setor industrial. O setor precisa disso, que cada vez mais a administração pública trabalhe para melhorar o ambiente de negócios. O Denicoli já fez um trabalho importante na Findes, para desburocratizar o licenciamento ambiental. Temos indústrias importantes na Serra, do setor de plástico, de cerâmica, que podem se desenvolver mais em um ambiente assim”, disse Cris Samorini.

O vice-presidente da Findes Paulo Baraona, que também é presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES) complementou: “O setor produtivo precisa de condições para empreender. O setor público precisa de reformas para destravar investimentos. Esta iniciativa é muito importante. A administração pública realmente precisa avançar”.

GESTÃO INOVADORA

Durante a apresentação, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, destacou que sua gestão é inovadora.

“A gente retornou à prefeitura para fazer outro modelo de gestão, com foco na inovação, na tecnologia, na desburocratização e na igualdade. O sistema vai dar mais agilidade e transparência nos processos, além de facilitar a fiscalização. Esse novo modelo de gestão também vai facilitar a transição para outros prefeitos que virão”, pontuou.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Cláudio Denicoli, reforçou que o sistema é pioneiro no País.

“Somos os primeiros a lançar esse sistema. A Serra tem potencial para se tornar a maior cidade em arrecadação do Estado, e queremos tornar o processo mais fácil e ágil para atrair mais projetos habitacionais”, comentou.

A secretária municipal de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos, prevê que em dois anos todos os serviços da prefeitura passem a ser digitais. “A prefeitura vai deixar de ter tanto papel”.

O Sistema Digital foi apresentado no gabinete do prefeito da Serra, Sergio Vidigal. Além dos representantes da Findes e do Sinduscon, a solenidade foi acompanhada também pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES), Jorge Luiz e Silva, o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Sandro Udson Carlesso, além de outros empresários do município.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Serra

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

16 de maio de 2024
Findes e Sesi ES anunciam investimento de R$ 34,2 milhões para Escola de Referência em Aracruz
15 de maio de 2024
Informe Estratégico – STF cassa decisão concedendo estabilidade a 50 dirigentes sindicais
14 de maio de 2024
Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES