O presidente Marcos Guerra entre os vice-presidentes institucionais Áureo Mameri (Cachoeiro de Itapemirim) e Paulo Joaquim (Linhares)
O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, lançou na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (Conder) de novembro, realizada no último dia 24, a edição atualizada, em 2016, da série “Caminhos para o Desenvolvimento Regional”. O documento, elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) em 2014, apresenta um retrato da indústria capixaba nas 15 regionais da Findes, com indicadores socioeconômicos dos diferentes setores produtivos capixabas.
A entrega do material aos vice-presidentes institucionais da Findes foi realizada durante reunião itinerante do Conder em Linhares, uma nova ferramenta para aproximação com o interior e estímulo ao desenvolvimento regional. “Desde o início de nossa gestão, realizamos um trabalho intenso de interiorização, não apenas instalando novas diretorias regionais, mas ouvindo, de fato, o que cada região tem a dizer. Como resultado, desenvolvemos projetos para a ampliação da competitividade das indústrias locais”, exemplificou Guerra.
Para o presidente do Sistema Findes, “é preciso conhecer em detalhes a riqueza criativa e natural de cada município, estimulando o aperfeiçoamento das micro e pequenas indústrias e sua inclusão nos novos negócios que virão”. “A atualização do ‘Caminhos para o Desenvolvimento Regional’ joga luz sobre o perfil das novas diretorias, destacando a atuação da indústria em cada região, sua influência na economia local e importância para a geração de renda”, acrescentou o presidente.
De acordo com o presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional (Conder) da Findes, Áureo Vianna Mameri, o documento auxilia os investidores que chegam ao Espírito Santo. “É uma ferramenta fundamental para as diretorias da Findes trabalharem em conjunto com os órgãos públicos e demais entidades que lutam pelo desenvolvimento econômico capixaba”, destacou Mameri, também vice-presidente institucional da Findes em Cachoeiro de Itapemirim e região.
Agora, o documento começa a ser repassado para os protagonistas de entidades e de setores da sociedade, como ocorrido no dia 29 de novembro. Em reunião com os prefeitos eleitos ou re-eleitos no pleito deste ano dos municípios que compõe a Núcleo da Findes em Nova Venécia e região, o vice-presidente institucional, José Carnieli, entregou e discutiu com os políticos alguns pontos do levantamento.
A série
Composta por 12 exemplares, a série Caminhos para o Desenvolvimento Regional explora o perfil socioeconômico de cada uma das 15 diretorias regionais da Findes no Estado – são 11 cadernos específicos para o interior e um especial sobre as quatro diretorias da Grande Vitória. Atualmente, a Findes conta com diretorias em Anchieta, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica/Viana, Colatina, Guaçuí, Linhares, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.
Entre os itens pontuados no documento estão: dinamismo econômico dos municípios, perfil das empresas e empregos, análise da importância dos diferentes segmentos na economia local, indicadores sociodemográficos, perfil financeiro e investimentos do Sistema Findes em andamento.
Caminhos para o desenvolvimento regional – Espírito Santo |
|
Por Rafael Porto