O Senai-ES levou o Prêmio IEL de Estágio 2016, etapa estadual, como a melhor Instituição de Ensino Técnico e agora vai disputar o primeiro lugar do Brasil, na etapa nacional, que acontecerá em Salvador no fim deste mês.
Uma inovação desencadeada pela equipe da Divisão de Educação Profissional para promover o controle de alunos em período de estágio foi a responsável pela conquista. Em uma planilha on-line, todas as unidades lançam, por exemplo, dados como o início e o término do período de estágio, entrega de relatórios, se os alunos cumpriram a carga horária de estágio prevista no curso etc. Com isso, os alunos são melhor orientados e acompanhados.
Antes da criação da planilha, as unidades recolhiam a documentação do aluno e encaminhavam a papelada para a Divisão de Educação, e muitas vezes ficavam de fora do processo de controle ou das decisões. Além disso, algumas informações poderiam se perder. Para a implantação do novo sistema, os profissionais das unidades operacionais passaram por treinamentos sobre a legislação de estágio e sobre a adequação dos dados na planilha. Os instrutores também fazem parte do processo.
As mudanças renderam frutos que culminaram com o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio IEL de Estágio. Agora, o Senai Espírito Santo entra na disputa do pódio na etapa nacional, junto com a Escola Técnica Senai Santo Amaro, de Pernambuco, e com o Centro de Ensino Médio e Profissionalizante do Maranhão (CEMP-MA). Os vencedores serão anunciados na próxima quinta-feira (27), em Salvador.
Por Evelyn Trindade