Senai e governo do ES vão ofertar 273 vagas gratuitas para cursos técnicos 

 

Aluna do Senai em curso de eletrotécnica | Foto: Findes

Bolsas serão para os cursos de manutenção automotiva, eletrotécnica e eletromecânica 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai ES) e o governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), vão ofertar 273 vagas gratuitas em cursos técnicos. As bolsas de estudo serão oferecidas por meio do programa Bolsa Técnica e as aulas realizada em cinco cidades do Estado.  

As vagas disponíveis serão para três cursos: manutenção automotiva, eletrotécnica e eletromecânica. As oportunidades estão distribuídas entre as unidades do Senai de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Serra e Vitória. Os cursos de nível técnico terão duração de 24 meses cada.  

A assinatura do convênio aconteceu nesta quinta-feira (27), na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), e contou com a participação do governador do Estado, Renato Casagrande, do vice-governador, Ricardo Ferraço, do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, da presidente da Findes, Cris Samorini, do vice-presidente da Findes Eduardo Dalla Mura e do vice-presidente da CNI e presidente emérito da Findes, Léo de Castro. Também participaram da cerimônia o deputado estadual Tyago Hoffmann, além de outras autoridades, empresários e presidentes e representantes de sindicatos filiados à Federação. O valor total da contratação é de R$ 2,7 milhões. 

A presidente da Findes, Cris Samorini lembra que a qualificação dos trabalhadores é uma demanda permanente da indústria, que busca por profissionais cada vez mais capacitados.  

“A Findes, por meio do Senai, está sempre em busca de aumentar o seu diálogo junto ao setor produtivo, para entender sua demanda por trabalhadores, e ao Poder Público, para ampliar a qualificação profissional. Todos os dias, o Senai ES entrega 27 profissionais de excelência ao mercado, sendo que, apenas neste ano, serão ofertadas mais de 27 mil vagas. A educação profissionalizante estimula a produtividade das empresas e o desenvolvimento por todo o Espírito Santo, além de transformar em realidade muitos sonhos! Por isso, parcerias como essa com o governo do Estado, por meio da Secti, são tão importantes”, enfatiza. (Cris Samorini, presidente da Findes)

A assinatura do convênio entre Findes/Senai e Governo do ES | Foto: Helio Filho/Governo do ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, explica que o Estado vai avançar muito na educação profissional porque ela é uma necessidade da indústria capixaba. “Vamos chegar perto de 30 mil vagas por ano no ensino médio concomitantemente com o ensino profissional, e o Senai faz parte desse trabalho. 

“A indústria é a nossa atividade mais estratégica para o desenvolvimento. Nenhum país tem soberania se não tiver uma indústria forte. A soberania de um estado passa por uma indústria forte, com bom ambiente de negócios, além de ter foco na inovação e na incorporação de tecnologia. Estamos felizes com tudo que estamos construindo. Sabemos dos desafios enormes pela frente, mas estamos na direção certa”, complementa o governador Casagrande. 

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, aponta que os cursos e municípios estão sendo definidos conforme os arranjos produtivos locais, as necessidades de desenvolvimento do Estado e em consonância com as premissas de atuação e o plano de Governo do Espírito Santo.  

“O processo seletivo atenderá a critérios a serem definidos em edital próprio. No ato da inscrição, os candidatos deverão optar pelo município e o curso de sua preferência. Neste caso, do ato de hoje, estaremos ofertando cursos que atenderão à demanda da indústria capixaba, proporcionando mais emprego e renda aos capixabas”, comenta Lamas. 

O Bolsa Técnica integra o Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que reúne e organiza políticas estaduais de educação profissional, de níveis técnico e superior, por meio da educação presencial e à distância, além da pesquisa, da extensão e da inovação. 

Por Siumara Gonçalves, com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do ES 

 

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES  

Siumara Gonçalves – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 9.9728-4606
E-mail: [email protected]

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa 
Telefone: (27) 9.9909-7280
E-mail: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

13 de novembro de 2024
Sindicatos empresariais da Findes recebem Prêmio Boas Práticas Sindicais
13 de novembro de 2024
Pesquisa com empresas capixabas mapeará necessidades de financiamentos para descarbonização e transição energética
12 de novembro de 2024
Negociação coletiva é o caminho para a definição de jornada de trabalho