O evento trará a jornalista da Rede Globo e mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais, Rosana Jatobá, e diversos outros especialistas no assunto
“Falar sobre capitalismo e sustentabilidade soa, para boa parte da população, como uma discussão em torno de assuntos absolutamente antagônicos, o que não é verdade, pois o sucesso de um negócio no mundo atual está intrinsecamente ligado às práticas sustentáveis”. É com essa argumentação que o presidente do Conselho de Responsabilidade Social da Findes (Cores), Jefferson Cabral, chama a atenção para o seminário “Capitalismo sustentável: como isso pode ajudar o meu negócio?”, que acontece no próximo dia 17, no auditório do Edifício Findes, em Vitória.
O evento, uma realização do Sistema Findes por Sesi-ES e do Cores, contará com palestras de autoridades no assunto, entre elas a jornalista da Rede Globo e mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais, Rosana Jatobá. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no endereço eventos.sistemafindes.org.br.
O superintendente do Sesi-ES e diretor regional do Senai-ES, Luis Carlos Vieira, ressalta que esta é a primeira iniciativa que faz parte de um ciclo de ações promovidas pelo Sesi-ES e pelo Cores no intuito de sensibilizar os empresários capixabas para os benefícios da adoção da sustentabilidade em seus negócios. “No setor industrial temos, assim como nos outros setores, uma cadeia de valor do negócio majoritariamente composta de micro e pequenos empresários, que devem ser sensibilizados pelo tema e enxergarem de forma prática que este novo modelo é possível. Daremos início a um trabalho de despertar nos empresários o desejo pela construção de um futuro mais sustentável para o nosso planeta e, ao mesmo tempo, estimular algumas práticas que possam associar um valor agregado único à sua marca”, afirma o executivo.
Objetivos
“O seminário tem como objetivo demonstrar, por meio de exemplos práticos, que introduzir o tema ‘capitalismo sustentável’ em nossos negócios tornou-se questão de sobrevivência atualmente”, explica o presidente do Cores, Jefferson Cabral. “E, a despeito do que muitos empresários pensam, existe, sim, a possibilidade de ser sustentável em seu negócio e realizar lucro mesmo que a sua não seja uma empresa de grande porte. Tanto é que o foco do seminário são as micro, pequenas e médias indústrias”, completa o presidente do Cores.
Rosana Jatobá convida os empresários capixabas para participarem do seminário
“É importante frisar que o capitalismo é o modelo econômico adotado aqui no Brasil e em larga escala no mundo. Contudo, esse modelo está em crise. Vivemos uma era em que o capitalismo não gera emprego, renda nem oportunidades sem provocar grandes prejuízos materiais, ambientais e até espirituais. O capitalismo precisa ser reinventado e o caminho para isso é a adoção de práticas sustentáveis”, destaca Cabral. “A sustentabilidade se baseia em seis dimensões, que são: ambiental, social, política, econômica, cultural e espiritual. Mostraremos exemplos práticos de que a adoção da sustentabilidade nessas seis dimensões não é só uma questão conceitual, mas também de geração de lucro para as empresas”, conclui.
Por Fabio Martins