Segundo dia do evento trouxe nomes como Walter Schalka, CEO da Suzano, e Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária
A indústria vive um momento de transformação. A busca pelo aumento de produtividade, o uso de novas soluções tecnológicas, o consumo de fontes de energias mais sustentáveis, a redução de emissão de gases poluentes e a formação de mão de obra qualificada fazem parte dos desafios e das oportunidades atuais do setor. Por isso, esses foram alguns dos temas debatidos, no último sábado (22), durante o segundo dia do Meeting de Líderes Industriais.
Realizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), o evento é uma tradição no calendário capixaba. A 14ª edição reuniu empresários e lideranças em Pedra Azul, Domingos Martins, nos dias 22 e 23 de setembro.
Veja mais sobre o Meeting 2023:
A presidente da Findes, Cris Samorini, iniciou o dia dando as boas-vindas e agradecendo aos empresários presentes dizendo:
“É por vocês [empresários] que a Findes trabalha. Pois são vocês que empreendem no nosso desenvolvimento do setor industrial. Vocês vieram para escutar, aprender, se relacionar aqui no Meeting para levar às empresas novas ideias e informações. Tudo o que a fazemos na Federação é para gerar resultado positivo para o Espírito Santo e vocês são fundamentais para isso.”
Na sequência, a industrial reforçou o compromisso da Federação com o setor e destacou que uma das prioridades da Findes é estimular a qualificação profissional no Espírito Santo.
“Atualmente estamos com cinco mil vagas em cursos de qualificação abertas. A educação de qualidade pode ser um divisor de águas para o desenvolvimento do Estado. Estimular a qualificação técnica é um esforço coletivo e para isso contamos com a parceria de algumas instituições públicas. Em nenhum momento da história da Findes conseguimos formar tanto com parcerias estaduais e municipais, com prefeituras e governo do Estado. De 2020 a 2023, mais R$ 8 milhões foram investidos nessas parcerias com o Senai ES”.
Cris Samorini ainda mostrou em primeira mão o projeto Descarbonizaí, uma solução para atender toda a cadeia industrial capixaba e que vai aliar sustentabilidade, inovação, resultados e, ainda, fortalecer a reputação das empresas junto aos seus públicos consumidores.
“Afinal, hoje, não basta um produto de qualidade. A sociedade cobra por responsabilidade nos negócios. As grandes companhias estão caminhando a passos mais largos nessa trajetória e, por atenderem ao mercado global, já incorporam políticas e práticas sustentáveis. Mas as pequenas e médias ainda precisam de estímulos para desenvolver ações nesse sentido. Esse projeto será realizado por meio do nosso Instituto Senai de Tecnologia e será lançado em breve”, afirmou.
Findes é parte da história do desenvolvimento do ES
A Federação das Indústrias do Espírito Santo completou 65 anos no dia 29 de julho deste ano. Atualmente, a Federação representa mais de 16 mil indústrias capixabas atuando em conjunto com os 38 sindicatos filiados na defesa e na promoção de políticas públicas para o desenvolvimento capixaba. Ao todo, são quase 233 mil empregos formais gerados por elas no ES.
O governador em exercício, Ricardo Ferraço, lembrou do papel da Federação no desenvolvimento do Espírito Santo, participando ativamente da dinamização da economia capixaba.
“Esses hubs [polos industriais de celulose e papel e de metalurgia], eles surgiram na Findes. Estou dizendo isso para chamar atenção para a responsabilidade que a Federação teve no processo de construção e de formulação de políticas para o nosso Estado e o papel institucional privado que a Findes tem de continuar nos ajudando nesse processo”, afirmou.
Para Ferraço, uma das atribuições da Federação é ajudar o Governo do Estado nas pautas que são absolutamente legítimas da base industrial capixaba e também “na interlocução e construção de excepcionais políticas e iniciativas, como o Observatório da Indústria da Findes, que trimestralmente traz dados importantes. E no último deles, [divulgado] na semana passada, a presidente Cris informou que o Espírito Santo cresceu no primeiro semestre mais do que a média nacional. Nós tivemos no primeiro semestre o melhor resultado da geração de empregos dos últimos 10 anos.”
Ainda sobre a importância da Federação no desenvolvimento do Espírito Santo, Ferraço declarou: “Nós não podemos prescindir da visão de longo prazo e do planejamento que a Findes precisa para continuar ajudando o Espírito Santo a crescer e se desenvolver. Isso é muito importante! Quero renovar aqui, em nome do governo, essa importância.“
O deputado federal e líder da bancada capixaba no Congresso Nacional, Josias da Vitória, se colocou à disposição do setor industrial para trabalhar pautas que fortaleçam o segmento.
“Tudo aquilo que vocês entendam que nós [legislativo federal] possamos oferecer em segurança jurídica, para que o Estado possa avançar, vocês podem contar conosco! Hoje nós estamos com uma missão importante, que é a frente parlamentar do comércio internacional. Ela dialoga muito com aqueles que querem empreender no Brasil. Essas ações nos fazem estar mais perto do setor produtivo.”
Já a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, em sua fala, destacou a importância do evento.
“Hoje deixamos um pouquinho do fim de semana com a família para estar aqui [no Meeting]. Esse é um momento importante para o Estado do Espírito Santo, é importante para nós enquanto seres humanos, é importante para nós enquanto lideranças institucionais, enquanto instituição Ministério Público”, disse.
Painéis sobre conjuntura política e econômica encerraram o Meeting 2023
A programação do segundo dia do 14º Meeting de Líderes Industriais contou ainda com a palestra do CEO da Suzano, Walter Schalka, que abordou temas como inovação e diversificação. Em sua apresentação, destacou que o mundo precisa mudar sua matriz energética e que o Brasil é um exemplo do uso de energias sustentáveis. Além disso, pontuou que “o mundo, principalmente os países ricos, precisam pagar pela preservação da Amazônia”.
Na sequência, aconteceu o painel “Conjuntura política, econômica e os impactos na indústria”, mediado pelo jornalista e diretor editorial da CNN Brasília, Daniel Rittner. Participaram da mesa-redonda a presidente da Findes, Cris Samorini, o vice-presidente da CNI, Léo de Castro, e o governador em exercício Ricardo Ferraço.
Durante o painel, Léo de Castro enfatizou que estamos vendo os Estados Unidos e a Europa com agendas de apoio à indústria. O presidente emérito da Findes lembrou que o governo federal reativou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). O colegiado é vinculado à Presidência da República e responsável por debater e elaborar uma nova política industrial para o Brasil.
“O CNDI é composto por mais de 20 ministérios e ele já definiu as seis lições prioritárias, a metodologia de trabalho e os grupos de trabalho. Ele está fazendo a discussão para efetivamente mudar o cenário da indústria nacional. Essa é uma agenda importantíssima. Você destrava investimentos e eleva a produtividade da indústria”, disse.
A última palestra da programação ficou por conta do secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, que falou sobre os benefícios da reforma para a indústria brasileira. Destacou que o objetivo do Governo é tornar o sistema tributário mais eficiente e justo e que a reforma tributária terá um impacto positivo nas exportações, melhorando, assim, a balança comercial.
“Para o Espírito Santo, o resultado da Reforma Tributária será bom porque a gestão é eficiente e o Estado tem vocação para a exportação. Vai mudar, terá uma transição, mas não irá piorar”, pontuou.
Troféu Amigo da Indústria
Durante o evento, o CEO da Suzano, Walter Schalka, recebeu o troféu “Amigo da Indústria”. A homenagem busca reconhecer gestores e líderes que se empenham para o desenvolvimento da indústria capixaba.
O troféu, feito com exclusividade pelo artista plástico Penithência, exibe um homem superando sete degraus, em alusão aos desafios vencidos pelos homenageados todos os dias. Ele foi entregue pela presidente da Findes, Cris Samorini, e pelo governador em exercício Ricardo Ferraço.
Autoridades e lideranças marcam presença em Pedra Azul
O segundo dia do 14º Meeting de Líderes Industriais contou ainda com a participação de autoridades e lideranças, como os deputados federais, Evair de Melo e Helder Salomão, os deputados estaduais Alexandre Xambinho e Mazinho dos Anjos, o diretor de Relações Institucionais da Cesan, José Maria de Abreu Junior, o presidente do Fórum de Entidades e Federações (FEF), Nailson Dalla Bernadina, a diretora de operações do Bandes, Gabriela Vich, o secretário de desenvolvimento de Viana, Rafael Ottaiano, além de presidentes eméritos da Findes, presidentes de sindicados das indústrias, empresários e outras lideranças.
O evento contou com o patrocínio da: ArcelorMittal, Samarco, Sicoob, Suzano, Vale, Bandes, Imetame, Cesan, EDP, Ervas Naturais, Furtado Nemer Advogados e VLI. E também com o apoio das empresas: Damare, Garoto e Ranking Gestão de Frotas.
Por Siumara Gonçalves
RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES
Siumara Gonçalves – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 9.9728-4606
E-mail: [email protected]
Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 9.9909-7280
E-mail: [email protected]