O estilista mineiro Ronaldo Fraga, considerado um dos maiores representantes brasileiros no mundo fashion, abriu oficialmente a programação do Vitória Moda 2014 na noite desta segunda-feira (28), com a palestra intitulada “A Moda como Vetor de Transformação Social, Cultural e Econômica”, realizada no auditório do Edifício Findes, em Vitória. Fraga veio a convite do Sistema Findes, Câmara do Vestuário da Findes e Sebrae-ES, realizadores do Vitória Moda.
Veja também:
Vitória Moda define programação de desfile
Lala Deheinzelin abre ações do Vitória Moda Alto Verão 2015
Encontro sensorial no Vitória Moda
Salão da Economia Criativa ganha espaço no Vitória Moda
O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, deu as boas-vindas aos presentes, destacando a relevância do evento e as ações para fortalecer a indústria do vestuário e confecção no Espírito Santo. “O Sistema Findes tem investido na qualificação profissional e na interiorização das ações de desenvolvimento. Temos estimulado a inovação nas indústrias, inauguramos o Senai Centromoda Colatina no início do ano, espaço que inclui uma minifábrica para simular o ambiente de trabalho, e vamos construir também um Centromoda em Vila Velha. Trabalhamos para tornar a indústria do vestuário cada vez mais competitiva, com marcas mais fortes no mercado, e o Vitória Moda é parte fundamental deste processo”, detalhou.
A seguir, Ronaldo Fraga iniciou sua concorrida palestra para um auditório lotado e com o público formado, em sua maioria, por estudantes, além de profissionais e amantes da moda. O estilista mineiro provocou a plateia com declarações relacionadas à identidade da moda do Espírito Santo. ”Vocês têm muito a explorar aqui. Este Estado é pródigo do ponto de vista cultural”, disse ele, lembrando que sua relação com a moda capixaba fortaleceu-se com a bem-sucedida parceria com a marca Lei Básica.
Depois de elogiar a cidade, comparar o Espírito Santo à Bélgica – “vocês estão fazendo o velho de um jeito novo,” disse Ronaldo, referindo-se, de forma positiva, às ações realizadas pelo Vitória Moda – o estilista afirmou que a globalização deixou de ser chique e enfatizou a necessidade de se olhar para dentro, valorizando a cultura local e também a nacional.
Sempre provocativo e bem-humorado, Ronaldo criticou a postura “copista”, confortável e fácil de fazer, defendeu o pensar criativo e disse que “é preciso ampliar o olhar” para enxergar a riqueza que existe em torno.
Antes de exibir os dois filmes que mostram intervenções realizadas com o couro e sua participação na última edição da São Paulo Fashion Week, Ronaldo afirmou que adora ser levado para “lugares aonde normalmente não iria”, referindo-se às suas pesquisas pelo interior do Brasil e, em especial, na Região Nordeste.
Na hora das perguntas do público, o entusiasmo da plateia falou mais alto: a maioria das intervenções foi de caráter elogioso à vida e à obra do estilista. Houve também quem defendesse uma busca às raízes culturais capixabas e apontasse nomes de futuros palestrantes a serem convidados para o evento. No final da palestra, uma fila se formou nos bastidores do auditório, porque todos queriam fazer uma foto com o convidado de honra da noite.
O Vitória Moda segue com a Edição Fashion até o próximo dia 31 de julho, no Itamaraty Hall, em Vitória, enquanto que a Edição Business será realizada entre 3 e 5 de agosto, em Colatina.
Saiba mais sobre o evento: www.vitoriamoda.com