
Aumentar a produtividade e acelerar a transformação digital nas indústrias são medidas essenciais para o sucesso da política de neoindustrialização – processo de modernização do setor industrial com o uso de novas tecnologias que estão assumindo protagonismo no nosso dia a dia, como automação e inteligência artificial.
Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) são 99% de todos os negócios do Brasil. Mesmo sendo maioria, nem sempre elas têm acesso a recursos próprios para serem mais eficientes. Já as MPMEs industriais representam 81% do total das indústrias do país e são responsáveis por 39% dos empregos formais no Brasil.
Para dar um salto de produtividade, as MPMEs precisam encarar a transformação digital com tecnologias como big data, impressão 3D e inteligência artificial. Tudo isso requer investimento e capacitação.
Na última semana, foi lançado o Novo Brasil Mais Produtivo. O programa, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), será executado pelo Senai e pelo Sebrae, com a parceria do BNDES, da Finep e da Embrapii, e o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.
O programa foi pensado para impulsionar o potencial dessas empresas e pretende atender 200 mil micros, pequenas e médias empresas até 2027. Serão disponibilizados R$ 2 bilhões em recursos para impulsionar a transformação digital.
Desde 2016, o Brasil Mais Produtivo já atendeu mais de 100 mil empresas, que tiveram ganhos médios de produtividade superiores a 40% em linha de produção e de 22% decorrentes de melhores práticas gerenciais.
A nova fase do Brasil Mais Produtivo contará com quatro modalidades de atendimento:
- Plataforma de produtividade – com cursos, materiais e ferramentas sobre produtividade e transformação digital;
- Diagnóstico e melhoria de gestão – acompanhamento contínuo do Sebrae para até 50 mil empresas;
- Otimização de processos industriais – consultoria + educação profissional;
- Transformação digital – desenvolvimento de tecnologias 4.0, contratação de pós-graduação com desconto, plano completo de transformação digital.
As tecnologias digitais facilitam o desenvolvimento de soluções para as indústrias, tornando-as mais racionalizadas e competitivas.
Para a Findes, investir na produtividade e na digitalização das atividades industriais vai ampliar a participação do ES e do Brasil nas cadeias globais de suprimentos.
No Espírito Santo, o Senai ES entra em cena com a missão de atender cerca de 500 empresas por ano, oferecendo soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.
Por Lorena Zanon e Siumara Gonçalves
Mais informações | SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente
Telefone: 0800 102 0880 Whatsapp: 27 99841-2270 (clique aqui)
E-mails: [email protected] | [email protected] | [email protected] | [email protected]
RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES
Siumara Gonçalves – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]
Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]