Findes em Dia: O que você precisa saber sobre a geração de empregos no ES?

Indústria química é um dos segmentos que vão se beneficiar com o Nova Indústria Brasil | Foto: Ervas Naturais/Divulgação

A indústria é um motor para a economia. Prova disso é que uma em cada três vagas entre os empregos formais criados no ES em 2023 foram na indústria. O setor industrial é capaz de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e ser o protagonista na geração de riquezas, empregos e negócios.

Projeções elaboradas com base no Indicador de Atividade Econômica (IAE-Findes) mostram que a indústria deve puxar o crescimento do Estado. O ES deve crescer 4,8% em 2023 e 3,1% neste ano, sendo que, para a indústria, há uma estimativa de 6,9% de alta em 2023 e 6% em 2024. 

Se a indústria cresce, o mercado de trabalho também tem bons resultados!

Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados na última terça (31) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostraram que o ES criou 34,2 mil vagas de emprego formal em 2023.

As oportunidades geradas foram nos setores de: serviços (14.420), indústria e construção (11.038), comércio (8.548) e agropecuária (201).

A geração de empregos formais vem crescendo no compasso em que a taxa de desocupação reduz. No último trimestre do ano passado, a taxa de desocupação no ES chegou a 5,5%, a menor da série histórica iniciada em 2014.

Mas vale a pena analisar mais alguns dados do Novo Caged, entre eles três pontos sobre os empregos criados em 2023 no ES:

  • 80% dos empregados tinham ensino médio completo
  • 76,6% das pessoas contratadas eram jovens entre 18 e 24 anos
  • 59% das vagas foram ocupadas por homens

Para 2024, o Espírito Santo tem muitos pontos positivos que podem favorecer a geração de empregos:

  • Referência

O ES vem cada vez mais se consolidando como uma referência para o país e os números mostram que a economia capixaba vem crescendo de forma sustentada.

  • Investimentos

Muitas empresas estão expandindo as suas plantas industriais em solo capixaba por acreditarem no potencial do Estado. Além disso, o ES se tornou atrativo às empresas de outros estados e até mesmo de outros países por nosso empenho em melhorar o ambiente de negócios;

Dos R$ 57 bilhões em investimento mapeados pela Bússola de Investimentos da Findes até 2028, R$ 44 bilhões são do industrial.

  • Potencial industrial

O ES é hoje o 2º estado mais industrializado do país, sendo que a indústria capixaba representa 38,3% da economia do Estado.

  • Retomada da Indústria

A indústria capixaba e nacional estão retomando o seu papel de protagonismo no país. No início da semana passada, foi lançado o Plano Nova Indústria Brasil, iniciativa muito aguardada pelo setor.

Ele se baseia em uma estratégia para incentivar o desenvolvimento e o crescimento da economia, com inovação e fortalecimento da indústria.

Uma indústria forte gera mais desenvolvimento, empregos de qualidade e renda para a população.

Por Siumara Gonçalves

Mais informações | SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

Telefone: 0800 102 0880   Whatsapp: 27 99841-2270 (clique aqui)
E-mails: [email protected] | [email protected] | [email protected] | [email protected]

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES  

Siumara Gonçalves – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa 
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo