25/05/2016 – Nona edição do Vitória Moda vai celebrar a arte e a cultura capixaba

O evento, que acontece entre os dias 5 e 7 de julho, no Centro de Convenções de Vitória, terá 25 marcas na passarela, o maior número desde a primeira edição

Inspirado nas riquezas culturais e nas belezas naturais do Espírito Santo, a nona edição do Vitória Moda Alto Verão 2016/2017 terá como tema “Natural, original, tropical – mergulhando em nossas raízes”. O evento será realizado entre 5 e 7 de julho, no Centro de Convenções de Vitória. Todos os detalhes do Vitória Moda 2016 foram conhecidos em um encontro para imprensa e fashionistas realizado na última quinta-feira (19), no Salão da Indústria do Edifício Findes, em Vitória.

Uma iniciativa do Sistema Findes, em parceria com o Sesi/Senai e correalização do Sebrae, nesta edição o Vitória Moda registra um recorde de marcas na passarela – cerca de 25 – e vai valorizar o que o Estado possui de mais precioso: seus recursos naturais, suas raízes étnicas, sua arte e sua cultura.

“O Espírito Santo possui um dos mais criativos clusters de moda do país. O Vitória Moda joga luz no potencial dessa nossa indústria, viabiliza novas parcerias, amplia negócios e estimula o fortalecimento do setor no Estado e no país. Precisamos continuar consolidando nossas marcas em nível nacional, mostrando que os produtos capixabas estão entre os melhores do país”, defende o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, ao falar sobre a edição 2016 do Vitória Moda.

“Queremos que a indústria e os designers capixabas expressem, cada vez mais, o que os motiva intimamente. Afinal, ao valorizar sua própria cultura, a moda apropria-se do que ela tem de mais precioso: sua identidade”, diz o coordenador do Vitória Moda e presidente da Câmara Setorial da Indústria do Vestuário da Findes, José Carlos Bergamin, para quem o evento é uma importante vitrine da moda capixaba.

O superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, considera o Vitória Moda um evento muito significativo para o setor no Espírito Santo. “Sabemos a importância que ele tem para os empresários, principalmente de pequenos negócios. O evento é uma ótima oportunidade para divulgar as marcas e fazer networking, promovendo o contato entre ofertantes e compradores potenciais. Neste ano, mais de 20 marcas terão a oportunidade de divulgar seus looks e tendências, apoiadas pelo Sebrae-ES. Esperamos que os empresários possam fazer bons negócios, que beneficiam, também, a economia capixaba”.

As riquezas culturais do Espírito Santo

Nesta edição, o Vitória Moda pretende não apenas destacar a natureza exuberante e a etnia diversa, mas também o artesanato e a economia transversal e criativa do Espírito Santo. A arte e a cultura de empreendedores capixabas ocuparão o Salão Criativo, um espaço de 700 metros quadrados, instalado do Centro de Convenções de Vitória, onde uma ambientação temática acolherá o público visitante. No local, poderão ser vistas apresentações musicais de congo (ritmo folclórico capixaba) com Fábio Carvalho e banda, sons do artesanato indígena, pios e carrons de Fábio Coelho, banda Som da Fogueira e a orquestra de violino e violões do Instituto Preservart.

Também no salão, cerca de 30 espaços serão ocupados por diversos segmentos que representam o setor da Economia Criativa: arte, cultura, fotografia, moda, design, cinema, gastronomia, arquitetura, marcenaria e artesanato, entre outros. Uma exposição temática, projetos e empreendimentos que apresentarão conteúdo de inovação e conceito por meio de produtos e serviços também serão exibidos ali, objetivando a valorização e a apropriação de riquezas e valores capixaba, aplicados a cada negócio criativo.

Numa inédita iniciativa, visando valorizar ainda mais o segmento do vestuário no Espírito Santo, alunos e docentes do Senai-ES produzirão o desfile de abertura do evento. Entre as marcas que estarão na passarela do Vitória Moda 2016, destacam-se Dua´s, Caramelo, Eliane Kill, Açúcar Moreno, Cris Trajano, Riviera, PK Jeans, Zinsk, Buphallus, Florest, Vovó Santa, Saia de Chita, Dupla Menina, Look Belle, Closet, Sol de Verão, Isla Vix, Verônica Santolini, Surreal, Bebel Gama, Hagaef e Konyk, além da participação dos alunos de Moda das faculdades UVV, Faesa e Unesc.

Por Fabio Martins

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