Trabalhadores de Aracruz e Linhares curtem show com Paulo Ricardo e Camerata Sesi

Em Linhares, no Conceição Hall, foi registrado um recorde de público de 3.5 mil pessoas. Já em Aracruz, 3 mil pessoas compareceram ao Ginásio da Arca

Intensificando as ações de interiorização da cultura do Sistema Findes, o Sesi-ES realizou, nos dias 26 e 27, mais duas edições do Show do Trabalhador da Indústria Capixaba, com apresentações de Paulo Ricardo e Camerata Sesi nos municípios de Aracruz e Linhares. Trabalhadores das indústrias da região cantaram os hits de maior sucesso, como Olhar 43, Tudo Por Nada e Onde Está o Meu Amor, e apreciaram a harmonia entre a banda do cantor e a Orquestra Camerata Sesi.

Veja a galeria de fotos do Show do Trabalhador da Indústria Capixaba em Aracruz e em Linhares

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, esteve presente nos dois shows e relatou a alegria de participar e promover essa ação no interior. “É uma satisfação enorme poder trazer este show para perto de vocês. Antes, só realizávamos em Vitória, e nem sempre contávamos com a participação dos trabalhadores do nosso interior. O Show do Trabalhador é um instrumento de reconhecimento e valorização de quem batalha pelo sucesso da indústria capixaba. Temos indústria em todo o Estado, por isso as nossas entidades precisam estar sempre perto dos trabalhadores”, afirmou Guerra.

Já é a quinta vez que os 17 músicos que compõem a Camerata Sesi-ES sobem ao palco com o cantor Paulo Ricardo e sua banda realizando o Show do Trabalhador da Indústria Capixaba. A primeira vez foi em novembro de 2016, em show exclusivo para os funcionários do Sistema Findes. A parceria deu tão certo que o presidente da entidade, Marcos Guerra, decidiu replicar os shows para os trabalhadores da indústria em Vila Velha, em março de 2017, e Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz e Linhares, em maio. Em Junho o evento será realizado em São Mateus e fechando a turnê, em julho, o show acontecerá na cidade de Colatina.

Entrevistamos alguns músicos para saber deles qual a verdadeira emoção em atuar junto com Paulo Ricardo e realizar essa turnê pelo interior capixaba. Confira:

Leonardo David – maestro regente
“O nosso sentimento é de realização completa. Sempre quisemos levar a Camerata Sesi-ES para a população do interior. Essa oportunidade que o presidente Marcos Guerra nos proporcionou juntamente com o Paulo Ricardo num show com média de três mil pessoas em cada espetáculo é magnífica. Conseguimos realizar nosso sonho e em grande estilo. É indescritível a nossa emoção. Em Linhares, foi a quinta vez que subimos ao palco com este artista, que nos acolhe de maneira humilde. Nossos músicos evoluíram significativamente, tanto no desempenho, quanto na melhoria da autoestima e consequentemente na emoção passada ao público. Sem contar o reconhecimento deste para conosco. Eles nos cumprimentam, nos elogiam. Estamos curtindo muito tudo isso.”

 

Leandro Nery – contrabaixista
“Gostaria de destacar dois pontos de nossa atuação junto à banda do Paulo Ricardo nessa turnê pelo interior capixaba. Primeiramente, ele é um artista muito simples, muito acessível, e a banda dele tem um tratamento de respeito mútuo para conosco. Outro ponto é a plateia que encontramos no interior. Percebemos a emoção do público, o brilho no olhar, e quando as luzes se acendem, conseguimos visualizar a alegria das pessoas em assistir ao espetáculo. Uma grande oportunidade de entretenimento que eles estão tendo com o show. È louvável a proposta de interiorizar a cultura por meio do Sesi-ES e nós sentimos lisonjeados em fazer parte desse projeto tão enobrecedor.”

 

 

Thamyris Finco – violinista
“Não tem como não falar no momento de crise financeira que o país esta atravessando. E o Sesi-ES, por meio da Camerata, está conseguindo realizar esta difusão de cultura no Estado, com a realização dos shows. Sou do Rio de Janeiro e tem muito tempo que por lá não vejo essas ações culturais acontecendo. O Sistema Findes está proporcionando um verdadeiro resgate da cultura por meio da Orquestra Camerata Sesi. Durante as apresentações, Paulo Ricardo relata vários momentos de diversificação da música nacional, e isso enriquece nosso aprendizado. Ele é muito simpático, nos aproxima de si, e nos deu uma lição de humanidade.”

 

Suelen Peroni – violinista
“As músicas do Paulo Ricardo, desde os tempos da Banda RPM, são marcantes. Ele mesmo destaca nos shows os temas de novela. Quando eu era criança, em casa, escutava e cantava as músicas dele. Hoje estamos fazendo o show junto com ele e é muito emocionante, muito gratificante essa oportunidade. A mudança de formato nos fez amadurecer muito ao longo das apresentações. Podemos dizer que é a primeira vez que atuamos junto com um artista durante todo o show. Estamos inseridos na apresentação juntamente com o cantor e isso é mágico.”

 

 

Rafael Radke – violista
“É uma oportunidade única poder tocar com uma banda famosa e reconhecida no Brasil. O repertório também foi um grande desafio para nós. Outro ponto que destaco é o público. Nossa casa é o Tetro do Sesi e estamos nos apresentando em ginásios e em casas de shows. Isso é maravilhoso, nos sentimos mais empolgados e cantamos junto com os trabalhadores. É uma emoção indescritível.”

 

 

 

Marcélio Martins – violinista
“Sentimos um certo nervosismo pela responsabilidade de atuar na Camerata Sesi-ES, ainda mais para um número elevado de público, já que normalmente nos apresentamos para 300 pessoas. Nos shows que estamos realizando pelo Estado, quando subimos ao palco, nos deparamos com um público de 3 mil pessoas na média. Acredito que estamos vivendo um momento único. Dos oito anos que nos apresentamos em concertos, concluo que chegamos ao máximo de nosso sucesso.”

 

 

 

Por Milan Salviato

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028