#SouLíder: Gestores do Sistema Findes participam de programa para desenvolvimento de liderança

O líder tem grandes responsabilidades em suas mãos. Ser um exemplo para a organização, motivar os colaboradores e estimular o crescimento de sua equipe são alguns dos papéis dos profissionais em cargos de liderança. Mas o que é um bom líder?

Com o objetivo de desenvolver a liderança no ambiente de trabalho, gestores do Sistema Findes participaram, ontem (27), do Programa #SouLíder. No total, 34 gerentes da sede, unidades e regionais participaram do encontro. O evento está alinhado com a proposta de prioridades e diretrizes para a governança e gestão 2017-2020, que propõe realizar capacitações sistemáticas de gestores e profissionais internos para aumento da produtividade de toda a equipe.

“O Sistema Findes é construído a várias mãos, um esforço de muitos líderes. Nossa ambição é contribuir cada vez mais para a sociedade, mas precisamos estimular uma gestão cada vez mais ágil, com capacidade de ouvir, refletir e agir com rapidez. Queremos empoderamento e responsabilidade para os líderes das nossas equipes, motivando o time de colaboradores e conduzindo o processo de transformação da nossa organização”, destacou Léo de Castro, presidente da Findes.

O Programa #SouLíder foi construído para apoiar os gestores do Sistema Findes em um cenário de mudanças constantes no mercado. “A estrutura foi pensada para proporcionar uma experiência prática e colaborativa aos líderes rumo a uma Gestão 4.0. Os participantes vivenciaram neste primeiro módulo a oportunidade de mergulhar ainda mais em seu autoconhecimento e em seu papel como agentes de mudança”, ressaltou Fabíola Domingos Mazzega, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas.

O primeiro módulo do programa contou com uma capacitação realizada pela consultora Roberta Kato e dinâmicas de liderança e motivação para a equipe de gestores. “Como a ideia é abrir o programa de desenvolvimento de lideranças, então antes de falar sobre o processo de liderança, vamos abordar sobre o próprio líder. É comum falar que o líder precisa ser um exemplo, mas será que ele se percebe como alguém que é um exemplo? Alguém com a autoestima trabalhada a ponto de perceber que, realmente, está construindo um legado. Então, esse primeiro encontro falou muito sobre isso. Como perceber os pontos que não são tão fortes e começar a desenvolver oportunidades de melhorias para usar os meus recursos e me tornar um bom exemplo” relatou Roberta.

 

Experiência

As ações do #SouLíder visam desenvolver habilidades para que gestores extraiam o melhor de sua equipe, bem como de si mesmos. O programa propõe a realização de encontros mensais com os gestores do Sistema Findes. O próximo evento tem previsão de ocorrer no dia 18 de outubro (quinta-feira).

Para o gerente de tecnologia do Senai-ES Álvaro Diaz Marques, o programa traz uma oportunidade de autoconhecimento e crescimento pessoal. “Acho que é uma iniciativa excelente. A gente sempre tem muita coisa para poder aprender. A abordagem que está sendo dada contribui para a gente melhorar o nosso relacionamento com os colaboradores que temos. Avaliar melhor o posicionamento que temos no dia a dia, ouvir e saber se colocar melhor, ser mais assertivo e, principalmente, tratar com o autoconhecimento, uma das coisas mais importantes” disse Marques.

“Estou superando as minhas expectativas com esse evento. Esse conteúdo que está sendo abordado, tem um lado emocional envolvido diretamente, e isso nos ajuda a lidar com a equipe, principalmente, em momentos de mudança de processo e gestão. Estamos executando tarefas interessantíssimas, abordando situações reais dentro das unidades e da sede. Para o nosso dia a dia é totalmente aplicável, tanto para tentar melhorar o desempenho da unidade quanto para o lado pessoal de cada empregado. Está sendo fantástico”, disse Leonardo Afonso Mello, gerente do Centro Integrado Sesi Senai de Aracruz.

 

Por Thaíssa Dilly

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028