Produtos inovadores desenvolvidos por alunos do Senai-ES são destaque em Brasília

Equipes do Senai-ES participam durante essa semana, em Brasília, da Mostra Inova, dentro da programação das Olimpíadas do Conhecimento 2018. Alunos do Senai Vila Velha e Senai Serra disputam a categoria “Produto Inovador”, onde expõem soluções tecnológicas e inovadoras desenvolvidas por eles.

Essa mostra promove o empreendedorismo inovador na educação profissional e tecnológica e os estudantes capixabas concorrem com outros 23 projetos de todo país a premiação. Participam equipes com até cinco alunos, sendo matriculas ou com até 1 um egresso. Todas as equipes contam com um instrutor-coordenador.

Luiz Felipe Soares Lopes, 20 anos, e Ludmila dos Santos, 19 anos, são alunos do curso técnico em Plástico, do Senai Serra e coordenados pelo instrutor Bruno Bom, apresentam na feira o produto PP Rock, desenvolvido por eles.

Neste trabalho, eles incorporaram o resíduo do corte de mármore e granito com polímero, gerando um produto aplicável em qualquer segmento do plástico. As pesquisas iniciaram após perceberem um problema proveniente dos cortes de produtos como mármore e granito.

“Nós percebemos que ao realizar o corte de produtos como mármore e granito, isso gerava muito pó. Buscamos o problema e descobrimos que ao realizar esse corte, que é feito juntamente com a água, há uma produção da lama abrasiva. Depois que se retira a água, a lama se torna um pó que gera malefícios para a população e o meio ambiente”, explicou Ludmila.

“Nossa solução foi juntar o polímero junto ao resíduo proveniente desse corte de mármore e granito, desenvolvendo esse composto. Nós granulamos o composto que pode ser aplicado em qualquer segmento plástico”, completou Luiz.

Como benefícios para o meio ambiente, os alunos destacam a redução da produção de lama abrasiva em 36 milhões toneladas/ano. Para a indústria, o benefício é a redução de até 30% de custo do produto final que utilizar o PP Rock.

Ilha Ambiental

Seguindo a pegada ambiental e de sustentabilidade na indústria, a equipe do Senai Vila Velha, formada pelas alunas Estefânia Aparecida Silva, 28 anos, e Karina Correa dos Santos, 19 anos, coordenada pela instrutora Janine Gomes da Silva, apresentam a Ilha Ambiental.  

Uma ilha flutuante composta por plantas aquáticas capaz de filtrar a poluição hídrica atuando na recuperação de cursos d’água. Egressa do curso técnico em Edificações do Senai Vila Velha, Estefânia explica que a ideia surgiu ainda no trabalho de conclusão de curso.

“A ideia inicial era para recuperar o valão do Tartarugão, em Vila Velha. Mas, após a conclusão, o projeto cresceu e passou por repivotagem, e alteramos de acordo com o tamanho e necessidade do mercado em todo Brasil”, revelou.

A crise hídrica também foi fator determinante para o projeto final. “Ela tá batendo à nossa porta, o país todo está sofrendo com isso. E o tratamento para despoluição da água possui um custo muito alto, então buscamos soluções que pudessem contornar esse quadro de forma econômica”, pontuou.

A Ilha Ambiental, ressalta, é aplicável não apenas na recuperação de valões, mas também de rios e lagoas, pode ser utilizado em hotéis, resort e também nas indústrias para tornar os processos mais sustentáveis. Essa ilha pode receber os dejetos industriais e realizar a despoluição.

Gostou dos projetos desenvolvidos por nossos alunos?  Eles estão concorrendo ao título de melhor projeto categoria Voto Popular da Mostra Inova Senai e você pode participar dando o seu voto. Basta escolher a “Incorporação do Resíduo de Corte de Mármore e Granito no Desenvolvimento de Compósito Termoplástico” (Senai Serra) e “Ilha Ambiental” (Senai Vila Velha) no link: http://bit.ly/VoteSenaiNoInova

[su_carousel source=”media: 9213,9212,9208,9210,9206″ width=”840″ height=”440″ items=”1″ title=”no” speed=”700″]

Olimpíada do Conhecimento

A Olimpíada do Conhecimento começa oficialmente nesta quinta-feira (05) e segue até o domingo (08), com visitação aberta ao público no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, sempre das 9h às 18h.

Mas, durante toda a semana, os estudantes do Senai e Sesi de todo país participam das atividades do Grand Prix de Inovação, Mostra Inova, Desafio de Robótica e Mostra de Ciências e Engenharia, expondo as soluções tecnológicas desenvolvidas por eles para os participantes do Encontro Nacional das Indústrias (Enai), que acontece no mesmo local.

Numa área de 25 mil metros quadrados, dois grandes ambientes foram construídos: a Cidade Inteligente e a Escola do Futuro. A cidade demonstra tecnologias que promovem o uso eficiente de recursos naturais, a redução dos impactos ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida urbana.

Já a escola tem como objetivo mostrar como as duas instituições desenvolvem em seus alunos competências e habilidades para lidar com os desafios da Indústria 4.0.

Por Fiorella Gomes

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo