Mais de 400 empresários participaram de evento sobre oportunidades de negócios no Espírito Santo

As oportunidades e negócios na região do litoral sul do Espírito Santo foram tema de encontro na última sexta-feira (24), em Anchieta, que reuniu o Governo do Estado do Espírito Santo, a prefeitura do município, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e representantes da Samarco. O evento abordou os desafios e perspectivas para a indústria, o empreendedorismo no município, a competitividade e desenvolvimento regional.

No encontro, o gerente de Engenharia de Processos e Automação da Samarco, Thiago Marchezi, apresentou as ações para a retomada operacional da empresa, que será de uma maneira diferente, com mais segurança e adoção de novas tecnologias.

“Estamos implementando no Complexo de Germano um sistema de filtragem, que possibilitará que 80% do total de rejeitos gerados após o beneficiamento do minério de ferro sejam empilhados a seco e que os outros 20% sejam depositados na Cava Alegria Sul. Ela é uma estrutura rochosa confinada e mais segura”, explica Marchezi.

De acordo com o gerente, o retorno das atividades está previsto para o final deste ano, após a implementação desse sistema de filtragem, cujas obras estão em andamento e devem ser concluídas em um prazo aproximado de 12 meses a contar da Licença de Operação Corretiva (LOC), obtida em outubro de 2019. Durante este período, a empresa continua com o trabalho de prontidão operacional, que inclui a manutenção dos equipamentos.

Retomada gradual

Marchezi destaca ainda que a Samarco voltará a operar, inicialmente, com 26% de sua capacidade produtiva. A retomada será gradual, por meio de um concentrador, em Minas Gerais, e uma usina de pelotização, no Espírito Santo, com uma produção de cerca de 7-8 milhões de toneladas por ano.

Monitoramento permanente

Para monitorar suas estruturas geotécnicas em Minas Gerais e no Espírito Santo, a Samarco conta com um Sistema Integrado de Segurança, que inclui o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI). Ele opera 24 horas por dia, sete dias por semana, e conta com cerca de 840 equipamentos de última geração, tais como: estação robótica e meteorológica, radares de precisão milimétrica, laser scanner, câmeras, drones, piezômetros, acelerômetros, estações fluviométricas, estações de qualidade, medidores de vazão, além de uma equipe técnica especializada.

“Buscamos constantemente fortalecer a nossa gestão de riscos e a nossa cultura de prevenção. E temos dedicado extrema atenção ao reforço e monitoramento de nossas estruturas, utilizando um sistema robusto, com as mais modernas tecnologias e alinhado à legislação nacional e melhores práticas nacionais e internacionais”, acrescenta Marchezi.

Encontro de Negócios – ArcelorMittal Tubarão

O próximo encontro de negócios será na sexta-feira (31), na Findes, em Vitória, às 8h30. No dia, a ArcelorMittal Tubarão abre seus investimentos e oportunidades de compras para o empresariado capixaba. A empresa, que compra anualmente cerca de R$ 1bi é responsável por 12% do pib capixaba.retomada da Samarco, prevista para o segundo semestre deste ano.

Data: 31 de janeiro
Horário: 08h
Local: Edifício Findes, Vitória.
Inscreva-se!

Por Cinthia Pimentel, com informações da assessoria da Samarco

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo