Lean Office do IEL ensina a reduzir desperdícios e acelerar processos na Prefeitura da Serra

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) aplicou em 2019 a consultoria da metodologia Lean Office – Ganhos Rápidos para três secretarias do município da Serra. O foco da intervenção foi otimizar o fluxo de licenciamento de empreendimentos, tornando os processos menos burocráticos, mais simples e ágeis. As pastas de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Fazenda e Planejamento participaram da “Semana Lean”, uma imersão com consultores do IEL para aprender a aplicar a metodologia na rotina prática das secretarias.

A consultoria aconteceu em uma das salas de treinamento do Sesi Laranjeiras durante quatro dias e, no quinto encontro, os participantes aprenderam em seu próprio ambiente de trabalho, aplicando os conceitos de lean office na prática. Isso tudo com o acompanhamento e mentoria de um instrutor do IEL.

A Serra é um dos municípios capixabas que aderiram ao pacote de Dez Medidas Contra a Burocracia, criado pela Findes para descomplicar os processos de licenciamento ambiental e é justamente nestas documentações e liberações que a consultoria do IEL focou para tornar os trâmites desburocratizados e simples, melhorando a ambiência de negócios do município.

“Foi uma ótima experiência receber essa imersão do Iel coordenada pela Findes. O trabalho foi muito bem feito e após o treinamento construímos uma agenda de trabalho de acordo com o diagnóstico levantado nesta consultoria do Lean Office. Percorremos 64 ações que foram otimizadas para a melhoria do nosso ambiente de negócios. Todo esse esforço vai aumentar a nossa eficiência no atendimento ao cidadão e acelerar o desenvolvimento do município”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, José Eduardo Azevedo.

Metodologia Lean Office

A metodologia em Lean Office desenvolvida pelo IEL, resume as principais técnicas e ferramentas para tornar enxuto o fluxo de processos com características administrativas com instrumentos que visam a redução dos desperdícios com base na mentalidade Lean.

O Lean Office IEL é um produto inovador, desenvolvido por meio de um Modelo de Intervenção/Método de Trabalho específico, a partir de dois elementos centrais: Resultado e Método.

O produto é direcionado para aplicação em áreas administrativas e/ou em atividades de apoio e serviços para as empresas, entidades e órgãos públicos que querem agilizar seus processos, reduzir os custos operacionais e implantar um sistema de melhoria contínua para atuarem em mercados de alta competitividade.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028