Findes lança “Agenda da Indústria Capixaba para os Poderes Executivo e Legislativo”

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) lançou nesta quinta-feira (20), a “Agenda da Indústria Capixaba para os Poderes Executivo e Legislativo”, uma publicação que reúne 56 propostas para o desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo.

Fruto da colaboração das lideranças industriais que compõem os 40 sindicatos, 15 diretorias regionais, dez conselhos temáticos e seis câmaras setoriais da Federação, o documento contribui para o debate democrático de superação dos diversos obstáculos ao desenvolvimento do Espírito Santo.

O presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, destacou a importância da iniciativa. “A união de Executivo, Legislativo, indústria e sociedade está transformando o Espírito Santo. É por acreditarmos no diálogo que produzimos a Agenda e defendemos a soma de esforços em favor da inovação, educação, produtividade, infraestrutura e a melhoria do ambiente de negócios”, afirmou.

A “Agenda” aborda temas centrais para a retomada do crescimento do país e o fortalecimento da indústria: Reformas Institucionais, Eficiência do Estado, Governança, Desburocratização, Melhoria do Ambiente de Negócios, Produtividade, Competitividade, Infraestrutura e Meio Ambiente.

Entre as 15 principais propostas para o Executivo, estão: expansão do Simplifica-ES e adesão às 10 Medidas Contra a Burocracia no Licenciamento Ambiental; continuidade e conclusão das obras públicas; diferimento de ICMS na aquisição de máquinas e equipamentos, a fim de estimular novos investimentos na indústria; promoção de PPPs e concessões; revisão da estratégia de atuação de Bandes e Banestes; novo modelo de distribuição de gás no Estado; e melhoria da infraestrutura.

Na agenda prioritária para o Legislativo, estão oito temas, com destaque para: Reforma da Previdência, criando regras de transição que garantam o equilíbrio fiscal do país; Reforma Tributária, implantando o Imposto sobre Valor Agregado (IVA); aprovação do Cadastro Positivo, com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito; Reforma Política; aprovação do Gás Para Crescer, reduzindo custos e dando competitividade ao Espírito Santo.

Confira as fotos do lançamento:

DIÁLOGO COM CANDIDATOS - RICARDO FERRAÇO E MAGNO MALTA

Diálogo com candidatos

A agenda foi lançada durante o “Diálogo da Indústria Capixaba com candidatos ao Governo do Estado e ao Senado”, com a presença dos candidatos melhores posicionados na última pesquisa de intenção de votos registrada no TRE-ES – consultada no dia 10 de setembro: Ricardo Ferraço (PSDB) e Magno Malta (PR) para o Senado; Renato Casagrande (PSB) e Rose de Freitas (Podemos) na disputa pelo Governo do Estado.

Os demais candidatos ao Executivo e ao Legislativo também terão acesso à “Agenda da Indústria Capixaba para os Poderes Executivo e Legislativo”. O material está disponível para que a sociedade também possa consultá-la.

Faça o download aqui

Por Fiorella Gomes

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028