30/11/2016 – Indústria da construção ainda em desaceleração no Espírito Santo

O segmento ainda enfrenta um panorama de pessimismo, de acordo com a pesquisa Sondagem da Construção divulgada nesta semana

A indústria da construção capixaba ainda vive um clima de pessimismo. É o que demonstra a mais recente pesquisa Sondagem da Construção, divulgada nesta semana pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo – Ideies.

A atividade, uma das mais representativas da indústria capixaba, ainda se ressente das consequências da crise econômica, que começaram a ser percebidas a partir do início de 2015. O principal indicador, relativo ao nível de atividade das empresas capixabas, decresceu 1,6% em outubro de 2016, se comparado ao mês anterior, estando, portanto, abaixo da linha que denota otimismo (50%).

O resultado da Sondagem da Construção no Espírito Santo acompanha a percepção da indústria em geral no Estado, manifesta no Icei (Índice de Confiança do Empresário Industrial) divulgado na semana passada, sugerindo, inclusive, que a expectativa de recuperação para o final de 2016 e início de 2017, demonstrada anteriormente, não se confirmou. A percepção, tanto da indústria da construção, quanto do setor industrial capixaba como um todo, é que a indústria capixaba comece a dar sinais de recuperação somente a partir do 2º semestre de 2017.

De acordo com o diretor-executivo do Ideies, Doria Porto, existe um agravante na Sondagem da Construção, se comparada ao resultado do Icei divulgado na semana passada. “É importante frisar que o setor da construção envolve outros atores nesse cenário, pois lida diretamente com o consumidor final”, observa Doria. “O que agrava mais a crise no setor é o endividamento das famílias, provocado pelo alto desemprego. Isso tem impacto direto sobre a construção de novos empreendimentos imobiliários – as empresas do setor não se sentem confiantes em construir novos imóveis por causa desse fator. Além disso, ainda há uma dificuldade maior na obtenção de crédito junto aos bancos, dado o panorama de crise atual, o que inibe o consumidor de conseguir financiamentos para um imóvel novo, por conta dos juros altos”, conclui Doria Porto.

A Sondagem da Indústria da Construção é uma pesquisa de opinião empresarial criada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e realizada mensalmente em parceria com as Federações das Indústrias para monitorar a evolução da atividade de construção, do sentimento do empresário e, consequentemente, da trajetória futura da indústria da construção. No Espírito Santo, a pesquisa é realizada pelo Sesi-ES e Senai-ES, por meio de sua Gerência Executiva de Economia Criativa, e do Ideies (Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo).

Faça o download do estudo completo.

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo