Alunos do Sesi-ES fazem primeiro concerto público

São cerca de 270 crianças que recebem aulas de música em sete unidades

O Serviço Social da Indústria (Sesi) do Espírito Santo utiliza a música como poderoso instrumento no processo educacional e de transformação. Atualmente, uma das ações desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental é o projeto Sesi-ES Música Clássica na Escola, que proporciona formação inicial nos instrumentos de orquestra, com aulas de violino, violoncelo, contrabaixo e viola em sete unidades da instituição.

Após quase um ano de muitas aulas e ensaios, os alunos realizam a primeira apresentação pública no dia 09 de dezembro, no Ginásio de Esportes do Sesi-ES em Jardim da Penha, Vitória. O concerto vai reunir cerca de 270 alunos, com idades entre oito e 12 anos.

No repertório, músicas natalinas e do método Suzuki, utilizado durante as aulas. Para o maestro da Orquestra Camerata Sesi-ES, Leonardo David, essa primeira apresentação será muito importante para a formação acadêmica e pessoal das crianças. “Será muito importante para o aperfeiçoamento técnico e artístico, trabalhando o instrumento musical e as habilidades, o senso de grupo e o conhecimento do repertorio”, disse.

De acordo com a gerente de Educação Básica do Sesi-ES, Josefina Prezentino, o projeto foi planejado com representantes das escolas da Rede Sesi de Ensino pensando na contribuição que traria para o processo de formação dos alunos. “Entendemos que a música não pode estar desconectada do processo de ensino-aprendizagem da escola. A vivência musical para o aluno em geral é extremamente agradável. Por meio dela, ele aprende novos conceitos e desenvolve diferentes habilidades”, disse.

As aulas do projeto Sesi-ES Música Clássica na Escola são realizadas nas unidades do Sesi na Grande Vitória (Jardim da Penha, Maruípe, Porto de Santana, Araçás, Cobilândia, Campo Grande e Laranjeiras) desde o início do ano letivo de 2016, com os instrumentos fornecidos pela entidade. As aulas são ministradas pelos músicos da Orquestra Camerata Sesi, que passaram recentemente por uma capacitação no método Suzuki.

Confira o repertório:
– Variações sobre o tema “Brilha, Brilha Estrelinha”
– Remando Suavemente
– Canção Francesa
Canon
– Hino à Alegria (Ode to joy)
Jingle Bells
– Noite Feliz

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi
30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial